Direitos da Pessoa com Deficiência

Sobre a Secretaria Direitos da Pessoa com Deficiência

A Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem como atribuições assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e coletivos das Pessoas com Deficiência, além de elaborar, desenvolver, acompanhar, orientar a execução, pela Administração Pública Municipal, de planos, programas e projetos voltados para a inclusão do público-alvo.

Josana Souza Carlos (Responsável Técnica e Administrativa) Sobre o(a) Secretário(a)

Josana Souza Carlos (Responsável Técnica e Administrativa) - Josana Souza Carlos (Responsável Técnica e Administrativa)

Josana Souza Carlos é bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pós-graduada em Literatura Infantil e Didática do Ensino Superior e graduanda em Psicologia.

Tem experiência em administração pública e privada e já participou de diversos cursos e capacitações na área pública promovidos pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Inaugurou a primeira biblioteca braile pública municipal para deficientes visuais. Desde então implantou e atuou em diversos projetos voltados para esta comunidade.

Foi assessora da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e implementou diversos projetos de inclusão para pessoas com deficiência.

É responsável técnica e administrativa da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência desde 2017.

Atividades e projetos:

- Implantação do banco de dados de pessoas com deficiência do município

- Simpósio Multidisciplinar sobre Surdez

- Simpósio Multidisciplinar sobre Transtorno do Espectro Autista

- Desfile de Moda inclusiva com modelagem adaptada para PCD

- Oficina Municipal de Libras para familiares de pessoas surdas e comunidade em geral

- Coral Municipal de Libras

- Capacitação do Servidor Público em atendimento a Pessoa com Deficiência

- 1° de Maio com Arte Inclusiva – Exposição de Artes

- Encontro de Mães e Cuidadores Especiais

- Grupo Sexualidade e a Pessoa com Deficiência

- Prêmio Amigo da Inclusão