Vigilância Sanitária promoveu a “Sala de Situação”

Alerta sobre infestação da dengue

Vigilância Sanitária promoveu a “Sala de Situação” Créditos pela imagem: Ilustrativa

Atendendo ao Decreto nº 4473/16, que estabelece a “Sala de Coordenação e Controle” das Arboviroses, a equipe da Vigilância Sanitária Municipal (VISA) realizou na última quarta-feira, 12, o seu último encontro do ano, conhecido como “Sala de Situação”.

A iniciativa tem como objetivo a coleta de dados, troca de informações e definição de estratégias para direcionar as ações no combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Na oportunidade são definidas as responsabilidades de cada repartição e cada setor, bem como ações diretas e indiretas para evitar a transmissão das doenças e aumento da infestação do mosquito. Além dos setores que, por força do decreto, devem ter representantes fixos nas reuniões, é livre a participação de outros órgãos, entidades e população em geral.

Houve também a apresentação de dados referentes ao trabalho da equipe de Controle de Vetores da VISA e das ações realizadas pela Secretaria da Educação com os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Dados
De janeiro a novembro foram realizadas um total de 57.380 visitas domiciliares pela equipe da VISA. Em outubro deu-se o último levantamento de infestação (LIRAa), seguindo a norma do Ministério da Saúde. O índice deve ficar abaixo de 1.0. Contudo, em Avaré o índice ficou em 1.7, acima do fixado pelo ministério.

Os técnicos da VISA alertam para que a população reforce as ações de controle do mosquito não deixando água parada, verificando diariamente seu imóvel, para que não haja aumento neste índice.