Vigilância Sanitária promoveu reunião

Encontro aconteceu no final de maio

Vigilância Sanitária promoveu reunião Créditos pela imagem: Internet

“Como resolver o problema dos acumuladores” entre outras responsabilidades, foram temas da reunião realizada pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa), com objetivo de explicar sobre as fontes causadoras dos vírus da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, além de avaliar a atuação de cada setor envolvido.

O técnico responsável esclareceu que “os acumuladores de lixos, entulhos, ferros-velhos são um problema psicossocial que afeta muitas pessoas no mundo. Ao acumular estes resíduos, não só o proprietário estará exposto a outros insetos e doenças, mas a população em geral também”, finaliza.

Neste encontro, o grupo determinou que o registro das denúncias sobre este tipo de situação devem ser encaminhadas para a Semads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e para a Visa. Já as solicitações para visitas e acompanhamentos devem ser direcionadas para a Secretaria do Meio Ambiente.

Foi discutido ainda o tema “Catadores de materiais recicláveis, armazenamentos e seus destinos”, assunto que será abordado na próxima reunião, agendada para o dia 28 deste mês, às 9 h, no auditório da Secretaria de Saúde.

Sala de Coordenação e Controle de Dengue

Conhecida como Sala de Situação, promove troca de informações, coleta de dados e aponta estratégias para direcionar as ações de combate a Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Definem as responsabilidades de cada Secretaria, dentre elas: tomar ações para evitar a transmissão das doenças e aumento da infestação do mosquito e ter representantes fixos nas reuniões.