Vigilância divulga horários para vacinação contra a febre amarela

70 mil pessoas já foram imunizadas

Vigilância divulga horários para vacinação contra a febre amarela Créditos pela imagem: Ilustrativa

A Secretaria Municipal da Saúde, através da equipe da Vigilância Epidemiológica informa que desde 2009 vem sendo realizada campanha permanente em Avaré contra a febre amarela. Até agora mais de 70 mil pessoas foram imunizadas no município, cuja vacinação para prevenir essa moléstia se tornou obrigatória.

Portanto, a vacina contra a febre amarela é de rotina nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para crianças a partir de 9 meses e para adultos que ainda não tenham recebido a vacina.

ORIENTAÇÕES
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quem já foi vacinado pelo menos uma vez contra a febre amarela não precisa fazer nova visita ao posto de saúde.

A avaliação da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a vacina mostrou que uma única dose é suficiente para proteger contra a transmissão da febre amarela. Até alguns anos atrás, a recomendação era de que a vacina fosse renovada de dez em dez anos, mas em 2014 a OMS mudou sua orientação quando concluiu que o reforço da dose não é necessário para manter a proteção contra a doença. Desde abril de 2017 o Brasil adotou essa recomendação de fazer apenas uma dose de vacina contra a febre amarela.

Segue abaixo o horário de atendimento das salas de vacina do município. Neste mês de janeiro, também o Centro de Saúde I fará a vacinação das 8h às 12h, com distribuição das senhas a partir das 7h30.

O atendimento é realizado mediante a entrega de senhas e obedece rigorosamente a ordem de chegada. Atente-se a programação!