Torneio oficial de xadrez reúne 100 competidores em Avaré

Xadrez Avareense comemora resultado da competição inédita na história do esporte local

Torneio oficial de xadrez reúne 100 competidores em Avaré Créditos pela imagem: Divulgação

O Xadrez Avareense, grupo que congrega competidores da modalidade esportiva, comemora o sucesso do torneio oficial da Federação Internacional de Xadrez (FIDE)/Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) realizado no sábado, 16, em Avaré.

“A etapa da Liga do Enxadrista, o maior circuito de xadrez rápido do Brasil, foi um evento inédito na história do esporte avareense”, destaca a organização.

A disputa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que garantiu aporte financeiro para a realização do torneio no campus local do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A competição também teve apoio das lojas Mini Money e Clínica do Tênis.

Competiram 100 enxadristas de 15 municípios. Eles se enfrentaram em três torneios distintos, separados de acordo com a faixa etária, em seis rodadas pelo sistema suíço.

A etapa contou pontos para o rating FIDE/CBX, bem como para o circuito em si. Os oito melhores de cada categoria se classificam para as finais que serão realizadas em Lençóis Paulista no dia 9 de dezembro.

O Xadrez Avareense foi representado por 11 competidores, dos quais se destacaram Márcio Sanches, que terminou na 4ª colocação na categoria absoluto, Lucas Alves e Gustavo Henrique, que ficaram na 4ª e 5ª colocação, respectivamente, na sub-18 e Gustavo Ferreira, 3º colocado na categoria sub-14. Confira o resultado completo no link https://is.gd/3JBh0O

Social

Além da importância esportiva, a competição da Liga do Enxadrista também teve caráter solidário, já que os jogadores filiados doaram 1 kg de alimento não perecível no ato da inscrição. O Fundo Social de Solidariedade informou que os donativos somaram 86 quilos.