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INCLUSÃO

SMDPD promoveu curso de capacitação

Atender as pessoas com deficiência


SMDPD promoveu curso de capacitação Créditos pela imagem: Divulgação

No dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMDPD), com apoio da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) e Secretaria de Educação por meio do Centrinho, realizou a “Capacitação do Servidor Público em Atendimento à Pessoa com Deficiência”. Tomaram parte cerca de 80 servidores das áreas da saúde e da educação que atuam no entorno do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS II), no Bonsucesso.

Josana Souza Carlos, responsável técnica da SMDPD, relatou que a iniciativa surgiu devido às queixas apresentadas por pessoas com deficiência no que diz respeito ao despreparo de servidores para acolhê-los. “A capacitação visa sensibilizar e informar os servidores sobre os direitos das pessoas com deficiência, facilitando desta forma o exercício de cidadania e cumprimento da lei”. Ela pediu que os presentes sejam multiplicadores das informações em seu local de trabalho.


O curso de capacitação contou com quatro palestrantes: André Henrique Faria Thereza, psicólogo da Fundação Padre Emilio Immos; Maria José da Cunha, coordenadora do Centrinho, Tainah Gaspar Gonçalves, estudante de Psicologia, e Yasmin Correa Anunciato, instrutora de libras.


O psicólogo enfatizou sobre “empatia”, uma força capaz de promover mudanças nos diversos meios. Também afirmou que o caminho é viajar para dentro de si, pois mudanças acontecem do micro para o macro. “Quando nós mudamos, o mundo muda”, declarou André.


A coordenadora do Centrinho citou o exemplo de uma professora do ensino médio que era deficiente visual e tinha quatro empregos, enquanto ela com a visão perfeita tinha um, ou seja, nada impede uma pessoa deficiente de trabalhar. Maria José concluiu sua fala mencionando Vygotsky: “Não é a deficiência que define o destino das pessoas, mas sim o resultado do olhar da sociedade sobre elas”.


Por sua vez, Yasmin deu dicas de como fazer um melhor atendimento à pessoa com deficiência auditiva ou surda, enquanto Tainah contou de sua experiência de auxiliar uma pessoa com deficiência visual.

REDAÇÃO | SECOM

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