INCLUSÃO

SMDPD prepara o 3º Encontro de Mães

Será na 2ª feira, dia 26

SMDPD prepara o 3º Encontro de Mães Créditos pela imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMDPD) convida pais e cuidadores de pessoas com deficiência para participar do 3º Encontro de Mães e Cuidadores de Pessoas com Deficiência, programado para a próxima segunda-feira, 26, às 16h, na sede da pasta, que atende na Rua Ceará,1393.

Agora com novo formato, o evento será mediado pelo psicólogo clínico de orientação junguiana, André Henrique Faria Thereza, que mediará o grupo em todas as reuniões mensais.

O projeto pretende oferecer apoio, compreensão e um espaço de integração entre pais e cuidadores de pessoas com deficiência. Os cuidados exigidos pela criança/pessoa com deficiência, traz como consequência a diminuição do tempo livre de seus pais e cuidadores, alteração na situação profissional, sobrecarga financeira, além de sensações de culpa e de isolamento.

“Antes de tudo, os pais e cuidadores são pessoas e ter um filho é apenas uma parte do complicado papel desempenhado por um indivíduo. Eles também são filhos ou filhas, maridos ou esposas, trabalhadores, cidadãos, que recebem um novo papel, tornando-se, por extensão, ‘pais e mães especiais’, uma vez que o nascimento de uma criança deficiente faz com que enfrentem o desafio de tentar compreender sentimentos e atitudes oriundas dessa condição, por isso a importância deste grupo”, expõem os técnicos do setor.

Os encontros ocorrem nas últimas segundas-feiras do mês, das 16h às 17h15, nas seguintes datas. A programação da SMDPD prevê mais encontros nas seguintes datas: 30 de abril, 28 de maio e 25 de junho. Contudo, está sujeita a alterações. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (014) 3732-8844 e pelo e-mail: [email protected] ou na própria pasta.