INCLUSÃO

SMDPD organiza encontro sobre acessibilidade

E mobilidade urbana

SMDPD organiza encontro sobre acessibilidade Créditos pela imagem: Ilustrativa

A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMDPD), em parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) e com apoio do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), promoverá o III Encontro Público Privado sobre Acessibilidade e Mobilidade Urbana na próxima quinta-feira, dia 13, às 10h, no Auditório Elias de Almeida Ward, no Centro Cultural Esther Pires Novaes.

No evento será debatido a regulamentação do Plano Setorial De Acessibilidade, Transporte e Mobilidade Urbana, tema a ser explanado pela engenheira civil Renata Rossetto Ramos, presidente da CPA.

A lei que instituiu o plano foi sancionada no final de 2016 e estabelece as condições de acesso aos diversos espaços públicos e privados de uso coletivo e sua melhoria, a partir da construção de rampas, adaptação dos equipamentos, do mobiliário, do transporte coletivo e dos sistemas e meios de comunicação e informação, permitindo às pessoas com deficiência maior acessibilidade aos serviços prestados à coletividade.

O objetivo do evento é apresentar sugestões para regulamentação da referida legislação, cujo plano foi elaborado pela Comissão Permanente de Acessibilidade, incluindo as sanções e penalidades para que de fato a lei efetivamente seja aplicada.

“Esta iniciativa visa contribuir para a construção de uma cultura inclusiva, na qual a questão da acessibilidade e mobilidade seja compreendida e respeitada por todo cidadão, seja com deficiência ou não e faça parte do planejamento das nossas ações, projetos, eventos e rotinas diárias”, explicam os organizadores do encontro.