Sinal de TVs em Avaré

Prefeitura se posiciona a respeito do caso

Sinal de TVs em Avaré Créditos pela imagem: Divulgação

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré informa que não possui legitimidade para intervir no restabelecimento dos sinais de TV aberta no município.

Desde a última quinta-feira, 15, fortes ventos derrubaram algumas torres que abrigavam antenas de retransmissão de TV e Internet no local popularmente conhecido como Parque das Antenas, na zona rural da cidade.

A área é particular e pertence a Fundação Padre Emilio Immos que vem tentando regularizar a ocupação daquele terreno há anos. Dezenas de empresas de telecomunicações estão instaladas no terreno. TVs, Internet, Telefonia e emissoras de Rádio. Nem todas foram prejudicadas pela queda de um conjunto de torres. A maioria regularizou o uso do espaço junto a fundação e construiu torres próprias para abrigar seus equipamentos. Entre as empresas que se preocuparam em construir estrutura própria no local estão as rádios: Mix FM e Interativa FM. A TV Tem, TV Record e Embratel.

A Prefeitura de Avaré não possui equipamentos públicos ali instalados e, muito menos, tem responsabilidade na manutenção de transmissores, cabos e antenas de emissoras de TV que permanecem no espaço. Eventuais práticas em sentido contrário, tomadas por administrações anteriores, estão sendo apuradas pela Procuradoria do Município, Departamento de Análise e Conferência (DAC) e Controladoria.

A citada desapropriação da área para que sejam doadas as empresas interessadas não está entre os planos imediatos da Prefeitura. Para o Prefeito Jô Silvestre, a administração municipal está disposta a colaborar os empresários dentro dos limites de sua legitimidade, desde que essa ajuda não implique em consideráveis despesas para o contribuinte.