Serviço de Hemodinâmica de Avaré completa um ano

Novo procedimento em Cardiologia é fruto de parceria entre Secretaria Municipal da Saúde e Santa Casa

Serviço de Hemodinâmica de Avaré completa um ano Créditos pela imagem: Divulgação

O Serviço de Hemodinâmica de Avaré completou um ano de atividade em março. O centro inédito no município foi viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura da Estância Turística de Avaré, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, e a Santa Casa de Misericórdia.

A Hemodinâmica é a área da Cardiologia que diagnostica e trata doenças do coração e dos vasos sanguíneos com o auxílio de cateter.

O departamento situado na Santa Casa é dirigido pelo cardiologista intervencionista Eudesmar Stefane.

Agilidade

A disponibilidade do serviço permite que pacientes fiquem menos dependentes de hospitais de Bauru, Botucatu, Jaú e Ourinhos, entre outros locais.

“Quem precisa se submeter ao procedimento não precisa mais aguardar vagas em outras cidades, muitas vezes correndo risco de vida durante a espera”, explica a pasta.

O morador de Avaré tem o custo coberto pela Prefeitura. O centro também promove o exame de outras artérias, como as do cérebro e de membros superiores e inferiores.

Balanço

De acordo com o balanço da Secretaria Municipal da Saúde, foram realizados 123 procedimentos em 2022. Foram 75 cateterismos, 45 angioplastias, 2 arteriografias e 1 angioplastia de carótica.

O Serviço de Hemodinâmica já registra 51 procedimentos em 2023, totalizando 174 desde o início da operação.