Semana Djanira tem mostra da pintora no Memorial

Do colecionador Gilberto Tenor

Semana Djanira tem mostra da pintora no Memorial Créditos pela imagem: Divulgação

Começa nesta segunda-feira, 11, a Semana Djanira 2018, organizada pela equipe do Museu Municipal Anita Ferreira De Maria em conjunto com a equipe da Secretaria da Cultura e apoio de alunos da Faculdade Eduvale. Este ano, a novidade é uma mostra de obras da pintora avareense, peças da coleção do pesquisador sorocabano Gilberto Fernando Tenor.

“Com prazer cedi essas peças para serem expostas no Memorial Djanira durante a semana em que os avareenses louvam a sua grande artista, sem dúvida uma das maiores pintoras da história da arte no Brasil”, enfatizou Tenor.

No período, o público, em especial os estudantes, são convidados a conhecer o acervo da pintora no espaço inaugurado há 10 anos, no Centro Avareense de Integração Cultural (CAIC). No local, há uma fotobiografia de Djanira, seus pertences pessoais e peças usadas por ela em seu ateliê, que ficava no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

A Semana Djanira terá também atividades fora da CAIC, como as duas oficinas a serem ministradas nas escolas Matilde Vieira e Maneco Dionísio pelo cartunista Luiz Carlos Fernandes e pelo escritor Gesiel Júnior, biógrafo da pintora. Na segunda-feira, ambos, que vão lançar juntos um livro com a história de Djanira em quadrinhos, patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura, através do ProAc, vão falar aos alunos sobre essa experiência.

Encerramento
No sábado, 16, os alunos da Faculdade Eduvale promoverão na área da CAIC, das 13h às 17h, uma série de atividades inspiradas na artista. Coordenado pelo curso de Publicidade e Propaganda, o evento, voltado ao público em geral, “pretende celebrar a vida e a obra da pintora Djanira da Motta e Silva, levando a história dela para as pessoas por meio de práticas que resultem em conhecimentos para diferentes áreas”.