AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

PROJETO PIONEIRO NA REGIÃO SE DESTACA PELA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

SEGURANÇA NO CAMPO: POLÍCIA MILITAR E SECRETARIA DE AGRICULTURA SE UNEM PARA LEVAR MAIS SEGURANÇA A ZONA RURAL. Créditos pela imagem: ARTE- SECOM
Uma parceria firmada entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Avaré, na próxima quarta, 14, tem início o programa CAMPO SEGURO.
Através do projeto, que conta também com o apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI/ Unidade Avaré e do Sindicato Rural, uma tecnologia inovadora será integrada ao programa Vizinhança Solidária de iniciativa da Polícia Militar. A inovação do projeto local consiste na utilização de um cadastro georreferenciado que permitirá que a Polícia Militar chegue com mais rapidez nas propriedades que acionarem o serviço 190 para atendimento de ocorrências na zona rural.
Como funciona
Um sistema de cadastro da Secretaria de Agricultura de Avaré será utilizado para registrar um ponto geográfico do imóvel rural e os dados do proprietário e característica do imóvel. Dessa forma, cada propriedade receberá um número de identificação que será indicado no chamado da ocorrência. Pelo número, a Polícia Militar saberá exatamente a localização do imóvel através dos dados georreferenciais previamente cadastrados. As viaturas designadas para atender a ocorrência serão dotadas de sistemas de GPS que traçará a rota mais curta, permitindo que a equipe chegue ao local com maio rapidez.
Cadastramento
Para o levantamento de dados deste projeto foram criadas duas equipes de cadastramento. A primeira equipe será composta da Polícia Militar e um líder do bairro rural da área mapeada. A segunda, será composta por funcionários da Prefeitura da Estância Turística de Avaré e um líder do bairro rural da área cadastrada. O banco de dados será formado com o georreferenciamento pontual da entrada principal da propriedade, nome do imóvel rural, nome do proprietário e telefone de contato.
Após esses dados catalogados cada produtor receberá uma placa de identificação individual que deverá ser colocada na entrada da propriedade.
Investimento inicial
A Prefeitura de Avaré, deve investir na compra de alguns equipamentos para dar suporte ao programa. São 2 aparelhos de GPS portáteis, além da confecção das placas de identificação das propriedades.
Como cadastrar seu imóvel rural
Na quarta-feira, a partir das 9 horas, os proprietários de imóveis rurais já poderão iniciar o cadastramento. O Primeiro bairro a ser cadastrado será o Linha Velha, atrás do Horto Florestal. Para se cadastrar, o proprietário ou responsável deve ir até a propriedade no dia combinado para passar a Polícia ou ao funcionário da Prefeitura identificado, todos os dados solicitados. Assim que finalizado o Linha Velha, a Secretaria dará prosseguimento em outros bairros, até que todos imóveis estejam registrados. Avaré, atualmente, possui cerca de 900 imóveis rurais.