Secretaria reestruturou serviço que orienta moradores de rua em 2019

Abordagem é feita por uma equipe própria que faz a prevenção, orientação e o encaminhamento

Secretaria reestruturou serviço que orienta moradores de rua  em 2019 Créditos pela imagem: Ilustrativa

Em 2019, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) reestruturou o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS).

Vinculado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o órgão tem por objetivo assegurar o atendimento de pessoas submetidas à vulnerabilidade social em situação de rua.

A abordagem é feita por uma equipe própria que faz a prevenção, orientação e o encaminhamento do público-alvo para outros serviços públicos.

O trabalho é desenvolvido durante todo o ano. O objetivo é criar condições para que essas pessoas não retornem à situação anterior.

Ainda dentro desse tema, foi assinado um Termo de Colaboração com a Defensoria Pública a fim de agilizar o fluxo e necessidades emergenciais desse grupo social.

A pasta ainda promoveu palestras conjuntamente com as equipes de CRAS e CREAS sobre abuso e exploração de crianças e adolescentes, violência contra a pessoa idosa, pessoa com deficiência e mulheres, além de ter composto equipe de referência nos serviços de Assistência Social por meio de concurso público.

Além de dar continuidade a projetos e ações que já estavam em andamento, a SEMADS desenvolveu uma ampla programação durante o Setembro Amarelo, período em que acontece a campanha nacional de prevenção ao suicídio.

Já a Casa de Passagem, órgão que presta assistência a pessoas em situação de rua, promoveu uma festa para aniversariantes em agosto.

O objetivo foi aprofundar os vínculos sociais entre os assistidos. Outras comemorações alusivas a datas comemorativas também foram realizadas durante o ano que terminou.