Secretaria promove palestra sobre Turismo Ecológico na E.E Cel. João Cruz

Alunos e professores ampliaram o conhecimento sobre o tema

Secretaria promove palestra sobre Turismo Ecológico na E.E Cel. João Cruz Créditos pela imagem: Divulgação

A convite de professores da Escola Estadual Coronel João Cruz, na última Segunda, 11 de Abril, servidores da Secretaria Municipal de Turismo apresentaram uma palestra sobre a origem, a importância econômica e as principais características do turismo ecológico para municípios como Avaré, uma Estância Turística.

Origem

Na palestra, os técnicos informaram que o segmento surgiu no Brasil, no final de década de 1970 como uma resposta às preocupações do desenvolvimento econômico e exploração de recursos naturais finitos, degradando o ambiente, além das questões que surgiram pela massificação e mercantilização do turismo. Nesse período, documentários e programas sobre a natureza aumentaram sua circulação, inspirando o contato e exploração destas áreas. Desde então, desenvolveu-se um movimento de preservação ambiental, respeitando a diversidade, os animais e a natureza e, ao mesmo tempo, proporcionando a prática de atividades econômicas que tem forte impacto na geração de emprego e renda para regiões pouco desenvolvidas e tornando-as conhecidas, atraindo novos visitantes.

Objetivo

A disciplina eletiva Ecoturismo e Aventura tem o objetivo de promover aos alunos do 8 e 9 do Ensino Fundamental II, conhecimentos conceituais e, principalmente, práticos de atividades voltadas ao turismo, sobretudo o Ecoturismo e o Turismo de Aventura.

Por meio de diversas situações e experiências, simuladas e reais, o aluno poderá aperfeiçoar o olhar crítico e o senso de preservação. Além disso, a disciplina tem a finalidade de promover a compreensão da diversidade da cadeia produtiva do Turismo no âmbito da economia verde, solidária e criativa.

Atrações

Ao final, foi apresentado a todos, as diversas opções de Ecoturismo, muitas, disponíveis em Avaré: caminhadas e trilhas, cachoeiras, passeios pela orla da represa, canoagem, arvorismo, mergulhos, observação da fauna e flora, cicloturismo, tirolesa e escaladas.