INCLUSÃO

Secretaria promove palestra sobre atendimento à pessoa com deficiência

Exposição para funcionários de escolas municipais foi realizada no último dia 16

Secretaria promove palestra sobre atendimento à pessoa com deficiência Créditos pela imagem: Divulgação

A Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPD) realizou uma palestra no último dia 16 para funcionários e professores das escolas municipais Licínia de Oliveira Guazzelli e Victor Lamparelli.

A proposta é capacitar servidores para o atendimento a pessoas com deficiência, garantindo a inclusão do público-alvo.

A apresentação contou com a participação da jovem Franciele Filadelfo Alves, que é surda, e de Eraldo Gonçalves Rocha, que tem cegueira.

Os convidados palestraram sobre as dificuldades encontradas nos diversos locais de atendimentos, suas experiências e orientações para uma comunicação assertiva.

Além disso, a pasta apresentou aos presentes os serviços oferecidos com o intuito de fortalecer o trabalho em rede, o que facilita o suporte à pessoa com deficiência.

A técnica em Orientação e Mobilidade da SEDPD, Lara Dammenhain, também deu orientações de relacionamento com pessoas com cegueira e a intérprete de Libras Carolina Barreto apresentou dicas de relacionamento com pessoas surdas.

Ainda durante a capacitação, os servidores foram estimulados a ampliar o olhar sobre a pessoa com deficiência considerando suas especificidades, porém sem cometer excessos resultantes do estranhamento quanto à situação vivenciada por esse público.

“As capacitações contínuas são imprescindíveis para a garantia de um atendimento digno e respeitoso, já que permite que qualquer pessoa desenvolva uma melhor compreensão sobre as questões relativas à diversidade, acabando com o preconceito, a discriminação e a opressão social vivenciadas por essa comunidade”, ressalta a SEDPD.

Os departamentos municipais que desejarem receber a capacitação devem entrar em contato pelo telefone (14) 3732-8844.