Secretaria promove busca ativa para identificar famílias vulneráveis

Objetivo é atualizar cadastro e encaminhar núcleos para atendimento institucional

Secretaria promove busca ativa para identificar famílias vulneráveis Créditos pela imagem: Ilustrativa

Preocupada com núcleos vulneráveis atingidos pela pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) iniciou o mapeamento de famílias sujeitas à extrema pobreza.

A ação articulada com Programa Federal Bolsa Família começou com os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

A estratégia consiste na busca ativa para identificar, atualizar dados e alcançar famílias que até o momento estavam invisíveis ou com informações desatualizadas junto ao CadÚnico.

As visitas acontecem aos sábados e, conforme o diagnóstico inicial do técnico, a família é encaminhada para a retirada de cesta de alimentos ou direcionada para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que dará prosseguimento ao atendimento técnico em âmbito institucional.

A SEMADS informa que o trabalho teve início no território do CRAS I e será desenvolvido em todo o município, totalizando mais de 2 mil famílias cadastradas.