Secretaria divulga detalhes da Campanha de Vacinação contra a Gripe

Primeira etapa teve início na segunda-feira, 12, e segue até 10 de maio

Secretaria divulga detalhes da Campanha de Vacinação contra a Gripe Créditos pela imagem: Ilustrativa

A Secretaria Municipal da Saúde informa os detalhes da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) de 2021.

A primeira etapa teve início na segunda-feira, 12, e segue até 10 de maio. Nesse primeiro momento, estão contemplados os seguintes grupos prioritários:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de Saúde e povos indígenas.

Locais
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos são imunizadas na UBS Bonsucesso, UBS Bairro Alto e ESF Flávio Celso Negrão. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 15 horas.

A imunização do público-alvo acima citado também acontece na ESF João Carvalho (Santa Elizabete), das 8 às 11 horas.

Outra opção é a ESF Roberto M. Felisberto (Bannwart) às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 11 horas.

Gestantes e puérperas, por sua vez, são imunizadas contra a gripe no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caisma) das 8 às 14 horas.

É importante levar a carteirinha de vacinação, o Cartão SUS e documento com foto.

Profissionais da Saúde

Já profissionais da Saúde são imunizados a partir de sexta-feira, 16, na UBS Brabância e UBS Vera Cruz, das 13 às 16 horas.

A imunização também acontece na UBS Ipiranga e ESF Fernando Hirata (São Rogério/Duílio Gambini) a partir de segunda-feira, 19, das 8 às 11 horas.

A etapa acontece de segunda a sexta-feira. É necessário apresentar a carteira do conselho profissional.

O documento técnico da 23ª Campanha de Vacinação contra Influenza define como público-alvo todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, informa a Saúde.

Os trabalhadores da Saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros.

Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras.

A vacina também será ofertada aos estudantes da área da Saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços da área, conclui a Secretaria Municipal da Saúde.