Avaré contra o coronavírus
SAÚDE

Secretaria de Saúde divulga as principais ações da pasta em 2017


Secretaria de Saúde divulga as principais ações da pasta em 2017 Créditos pela imagem: Arquivo

A Secretaria de Saúde da Estância Turística de Avaré divulgou o balanço das principais ações desenvolvidas ao longo de 2017.

Para o gestor da pasta, o ano foi um ano marcado por desafios enormes. “A demanda é altíssima e, ainda assim, dezenas de planos foram alcançados e novos programas estão em debate para 2018”.


Compra de medicamentos

O estoque de medicamentos para a Rede Básica de Saúde foi regularizado. Cerca de R$ 3,5 Milhões foram investidos nos primeiros meses. Além disso, as Campanhas de Multivacinação foram expandidas para todas as Unidades de Saúde, facilitando o acesso da população ao programa.

Redução da lista de espera

Outro ponto importante foi a diminuição na lista de espera para o atendimento de psicologia, a solução encontrada foi ampliar os horários e avaliar os casos detalhadamente.

Melhorias no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) recebeu melhorias. O órgão mudou de prédio para garantir acessibilidade aos usuários. No entanto, para ampliar a capacidade de atendimento, novos colaboradores foram contratados: técnico de enfermagem, psiquiatra e um assistente social, especialista que serve de apoio para estender as visitas domiciliares.

Estruturação no Cerest

O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) também passou por uma estruturação com a admissão de mais profissionais médicos.

Palestras ministradas por profissionais da Saúde

Escolas ofereceram seus espaços para discutir sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) na gravidez, explicar como funcionam os calendários de vacinação, além das Campanhas de Conscientização que variaram em Outubro Rosa, Novembro Azul, Hepatites, Arboviroses, Dengue, Manicure e Papanicolau (ampliada através de parcerias com clínicas de reabilitação). Para os funcionários da Rede Básica de Saúde, foram executadas Oficinas de Planificação.

Aquisições de veículos
A frota de veículos da Secretaria foi ampliada com a chegada de 4 ambulâncias (recursos próprios) e 3 carros de uso comum, todos zero-quilômetro e adquiridos de recursos próprios. Outras 2 ambulâncias da grande porte, foram repassadas pelo SAMU ao município. Para 2018, a Secretaria deve investir na aquisição de mais seis ambulâncias zero-quilômetro.

Contratações

Empresas especializadas foram contratadas para realização dos exames como cardiograma, holter, tomografia, densitometria óssea, ressonância magnética e espirometria. A Secretaria deve concluir, em breve, os processos licitatórios para contratação de especialistas cardiologia, ginecologia e psiquiatria.

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

A UBS do bairro Alto já está em reformas. No Bonsucesso e Jardim Brasil, as Unidades receberam a expansão de nutricionistas. Todas as Unidades Básicas de Saúde já contam com clínicos gerais a disposição da população, viabilizado através do Programa “Mais Médicos”.

Inauguração da UBS

A UBS do bairro Mário Emillio Bannwart foi inaugurada recentemente. A Unidade faz parte do programa “Clínica Saúde em Ação” está pronta e equipada para atender os moradores da região. Trata-se de uma unidade totalmente digitalizada, onde toda a tramitação de documentos, fichas e exames será informatizada, é necessário que os servidores passem por um treinamento para se adaptar a tecnologia. A previsão é que o atendimento seja liberado a partir de janeiro.


Ambulatório Médico de Especialidades

As obras para a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) já se iniciaram. A unidade recebeu cerca de R$ 28 milhões do Estado. Com mais de 3.500 m² de área, o ambulatório oferecerá à população: consultas de atendimento especializado, exames de diagnóstico como radiografia e cirurgias ambulatoriais.

REDAÇÃO | SECOM

REDAÇÃO | SECOM

Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré

Newsletter


Assinar

Contato


Praça Juca Novaes, 1.169
Centro - CEP: 18705-900
Estância Turística de Avaré/SP
(14) 3711-2500

Atendimento


Faça uma solicitação de atendimento agora mesmo.
A Prefeitura está pronta para te ajudar.
Acessar