RETROSPECTIVA

Secretaria da Pessoa com Deficiência investiu em inclusão em 2021

Pasta concluiu ano com participação de assistidos no Festival Paralímpico

Secretaria da Pessoa com Deficiência investiu em inclusão em 2021 Créditos pela imagem: Divulgação

Departamentos da Prefeitura da Estância Turística de Avaré começaram a receber o novo modelo de placa sobre atendimento prioritário em 2021.

A iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPD) é uma parceria com a Secretaria Municipal de Administração.

As novas placas contêm o laço colorido de quebra-cabeça, que representa o Transtorno do Espectro Autista. Os setores também receberam cartilhas com dicas de atendimento a esse público-alvo.

A capacitação de servidores municipais para atendimento ao público-alvo da pasta tem sido uma preocupação da SEDPD.

Outra importante iniciativa de 2021 foi a instalação do aplicativo Hand Talk no site oficial do município (avare.sp.gov.br).

A ferramenta traduz textos e ícones da página eletrônica para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), permitindo que pessoas com deficiência auditiva tenham acesso a notícias e aos serviços disponíveis na plataforma.

A ação da Secretaria Municipal de Comunicação contou com o aval da comunidade surda de Avaré, além da parceria com a SEDPD, que solicitou a implantação do sistema.

Outras ações

Por meio da Biblioteca Braille Jairo Amorim, a SEDPD também deu início neste ano ao desenvolvimento do projeto de Orientação e Mobilidade, inédito no município.

O objetivo é desenvolver a autonomia e a independência de pessoas com cegueira.

Além disso, representantes da secretaria estiveram em outubro no Instituto de Medicina Física e Reabilitação da Rede Lucy Montoro de Botucatu.

A proposta da visita foi conhecer o espaço onde os usuários da pasta são atendidos, além de fortalecer o vínculo entre as instituições.

Diante da retomada das atividades, a pasta concluiu o ano com a participação de assistidos no Festival Paralímpico realizado em São Paulo, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

O evento contou com esportes adaptados para crianças. Melissa Vitoria Lamego de Brito, Olavo Ian Salomão e Afonso Sanchez representaram Avaré nos jogos e brincadeiras que fizeram parte do festival.