RETROSPECTIVA

Secretaria da Mulher encerra 2023 estreitando laços com público feminino

Pasta ofereceu auxílio e atividades culturais às avareenses em seu primeiro ano de trabalho

Secretaria da Mulher encerra 2023 estreitando laços com público feminino Créditos pela imagem: Divulgação

Mais nova pasta da Prefeitura de Avaré, a Secretaria Municipal da Mulher (SMM) finaliza seu primeiro ano de trabalho estreitando os laços com o público feminino avareense.

O setor, que iniciou o atendimento em janeiro no Centro Administrativo, ganhou sede própria em março, mês da mulher.

Desde então, intensificou os trabalhos e a prestação de serviços especializados a mulheres em situação de violência doméstica.

Foram 515 atendimentos até agora. A SMM conta com psicóloga, assistente social e orientação jurídica, faz o acompanhamento de casos, disponibiliza orientações e atua em prol do empoderamento feminino e da inclusão da mulher no mercado de trabalho.

A equipe especializada também trata de temas como depressão pós-parto, mãe-solo e elevação da autoestima no caso de vítimas de abusos psicológicos, já que nem todo abuso configura agressão física.

Já a parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) viabilizou um serviço inédito: a disponibilização pela pasta de uma assistente social que atua dentro da DDM.

“O atendimento é humanizado, levando em consideração o contexto em que a pessoa vive, feito com ética e total sigilo”, ressalta a pasta.

Mais ações

A SMM também ofereceu gratuitamente diversas atividades esportivas e culturais para as mulheres de Avaré.

A programação de 2023 incluiu aulas de muay thai, passinho e alongamento. Já um dia de beleza e massagem relaxante foram oferecidas gratuitamente durante a campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

“Maria da Penha”

Outro destaque deste foi a exposição "Maria da Penha: Jornada de Coragem". O público pôde conferir a incrível história da brasileira e sua batalha contra a violência doméstica que resultou na importante lei que carrega seu nome.

Já o evento gratuito “Café com Empreendedorismo” propôs um debate em prol da independência financeira da mulher.

O encontro realizado em novembro foi comandado pelas palestrantes Carol Chiara e Pâmela Soares. As profissionais são responsáveis pelo canal Café com Empreendedorismo, referência na área.