DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Secretaria cria campeonato para divulgar Língua Brasileira de Sinais

Proposta é levar ferramenta a professores, alunos e servidores, ampliando a inclusão na Rede Municipal de Ensino

Secretaria cria campeonato para divulgar Língua Brasileira de Sinais Créditos pela imagem: Ilustrativa

Divulgar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) entre professores, alunos e funcionários da Rede Municipal de Ensino, garantindo a inclusão de pessoas surdas e seu acesso pleno à educação.

Esse é o objetivo do I Campeonato Municipal de Libras que a Secretaria Municipal de Educação vai realizar no segundo semestre de 2022.

O evento tem apoio da equipe de Educação Especial do Centro Pedagógico e Administrativo da Educação Especial (CPAEE), órgão ligado à pasta, e de empresas parceiras.

“É importante reconhecer a Libras como língua que pertence a todos nós e não apenas aos surdos”, avalia a Educação.

O evento está em fase de planejamento e outras informações serão divulgadas em breve, adianta a pasta.

Iniciativa pioneira

A iniciativa pioneira da Prefeitura de Avaré busca garantir a inclusão para além dos muros escolares.

“Quanto mais pessoas souberem fazer uso da Libras, mais inclusiva será nossa cidade e menores serão as barreiras enfrentadas pelos surdos avareenses. Avaré, mais uma vez, desponta como cidade inclusiva ao promover esse evento”, ressalta o CPAEE.

Lançamento oficial

O lançamento oficial do I Campeonato Municipal de Libras será no dia 20 de maio, às 20 horas, por meio de palestra on-line ministrada pelo instrutor de Libras Guilherme Barreto.

Barreto, que também é aluno de Pedagogia, vai abordar o desafio da aceitação da Libras como meio oficial de comunicação em todo o território nacional.

Outras informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo telefone (14) 3711-2211.