Avaré contra o coronavírus
DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Secretaria busca apoio da população no combate à vulnerabilidade social

Pasta desenvolve campanha com o objetivo de esclarecer avareenses sobre serviços disponíveis para moradores de rua


Secretaria busca apoio da população no combate à vulnerabilidade social Créditos pela imagem: Ilustrativa

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social está desenvolvendo uma campanha com o objetivo de orientar a população sobre os serviços disponíveis para pessoas em situação de vulnerabilidade social e moradores de rua.


"A comunidade precisa ser informada e sensibilizada a respeito do trabalho que é realizado pela equipe de abordagem social, podendo se tornar uma importante parceira”, diz a pasta.


Uma das iniciativas é a Casa de Passagem para trecheiros, que diagnostica e oferece alimentação e higiene, entre outras opções.


Já o Serviço de Abordagem identifica pessoas em situação de rua, direcionando-as para tratamento de alcoolismo, drogadição e saúde. Após aceitação, o usuário pode ainda ser encaminhado para comunidades terapêuticas


A abordagem acontece junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no qual a assistente social realiza todos os trâmites em relação à documentação e contato com a família.


Para os técnicos da área, a comunidade precisa entender que a mendicância é pontual e imediatista, contribuindo apenas para perpetuar a situação de rua.

“Ao conhecer o serviço e compreender as condições e necessidades das pessoas em situações de risco nos espaços públicos, é possível desmistificar e superar concepções baseadas em limpeza e higienização, ou seja, ações focadas somente na retirada dessas pessoas dos espaços públicos”, conclui a pasta.


A Casa de Passagem atende 24 horas. O telefone é o (14) 3731-1595. O CREAS funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Informações podem ser obtidas pelo (14) 3732-6012.

REDAÇÃO | SECOM

REDAÇÃO | SECOM

Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré

Newsletter


Assinar

Contato


Praça Juca Novaes, 1.169
Centro - CEP: 18705-900
Estância Turística de Avaré/SP
(14) 3711-2500

Atendimento


Faça uma solicitação de atendimento agora mesmo.
A Prefeitura está pronta para te ajudar.
Acessar