AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

Secretaria alerta sobre riscos de incêndios em áreas rurais

Período mais seco do ano aumenta incidência de queimadas

Secretaria alerta sobre riscos de incêndios em áreas rurais Créditos pela imagem: Ilustrativa

O período de estiagem potencializa o risco de queimadas em área urbana e rural. Diante disso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento faz um alerta a produtores rurais com o objetivo de prevenir ocorrências diante da chegada do período mais seco do ano.

Por meio de parceria com o Corpo de Bombeiros de Avaré, a pasta pretende promover reuniões e palestras com o intuito de conscientizar proprietários rurais.

As ações educativas estão sendo definidas e os detalhes serão divulgadas em breve.

Riscos e crime ambiental

Além de prejuízos materiais, provocar incêndios em florestas é crime ambiental sujeito à multa e prisão.

A Lei Municipal 879/2006 também proíbe a realização de queimadas em lotes urbanos para limpeza de terrenos, bem como para a incineração de lixo ou detritos.

O infrator pode receber multa equivalente 200 UFMA (Unidade Fiscal do Município de Avaré). Cada unidade equivale a R$ 4,02.

Balão é proibido. Soltar, fabricar, vender ou transportar balões é crime ambiental. A legislação prevê reclusão de 1 a 3 anos.

Como evitar incêndios

Nunca jogue pontas de cigarro em locais como rodovias com vegetação ao redor. Também é importante evitar fogueiras e não soltar fogos de artifício próximos a áreas florestais.

Crianças não devem brincar com fósforo ou isqueiro. Quem vive em áreas rurais deve manter os terrenos limpos e capinar cercas e divisas para evitar que incêndios se alastrem.

As plantações também devem ser separadas com barreiras (caminhos) para evitar a propagação do fogo em caso de incêndio.

Como agir em caso de emergência

Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiro deve ser imediatamente acionado. Além disso, é importante encaminhar crianças e idosos para um local seguro.

Caso não seja possível sair da zona de risco, cubra a cabeça e o restante do corpo com roupas molhadas e procure respirar junto ao chão.

O contato com o Corpo de Bombeiros pode ser feito por meio do aplicativo Bombeiros Emergência ou dos telefones 193 e (14) 3732-4534.