RETROSPECTIVA

Saúde: vacinação em massa contra a Covid traz esperança de dias melhores

Combate ao coronavírus foi principal ação da pasta em 2021

Saúde: vacinação em massa contra a Covid traz esperança de dias melhores Créditos pela imagem: Divulgação

O combate ao coronavírus foi a principal ação da Secretaria Municipal da Saúde durante 2021. Graças à vacinação em massa contra a Covid-19 coordenada pela pasta, Avaré termina o ano com índices estáveis depois de um primeiro semestre difícil.

A vacinação teve início em janeiro. Desde então, as equipes da Saúde vem trabalhando incansavelmente para que a vacina chegue a todos os públicos contemplados.

Além da vacinação em postos, foi montado um drive-thru no recinto da Emapa nas primeiras etapas para agilizar o atendimento e garantir a segurança dos munícipes, principalmente dos idosos.

Além disso, Vigilância Epidemiológica disponibilizou o imunizante em horários noturnos e aos finais de semana na tentativa de chegar ao maior número possível de pessoas e diminuir o número de faltosos.

Outra ação foi a transferência do Ambulatório de Síndrome Respiratória para a Brabância, facilitando o acesso de pacientes com suspeita de Covid-19 e desafogando a demanda no Pronto Socorro Municipal.

Até o fechamento desta edição, Avaré registrava 89,21% da população com o ciclo vacinal iniciado. Apesar dos avanços, a Saúde recomenda que as pessoas continuem adotando regras como distanciamento, uso de máscara e higienização de mãos com álcool em gel.

Veículo com acessibilidade

Em julho, a Saúde anunciou que uma Van utilizada para o transporte de pacientes havia sido equipada com plataforma para cadeirantes.

Foi a primeira vez que um coletivo daquele porte ganhou acessibilidade, informou o setor na ocasião.

Outras ações

A Secretaria Municipal da Saúde terminou 2021 lançando a campanha Natal Imunizado. A proposta foi estimular o avareense a se vacinar contra a Covid-19 no final de ano.

A pasta ainda reinaugurou a UBS Jardim Brasil e promoveu manutenção e pintura em outras unidades de saúde.

Paralelamente, a Secretaria Municipal de Saúde deu continuidade a ações que fazem parte da rotina da pasta.

Isso inclui a realização de campanhas de vacinação, contratação de médicos, aquisição de insumos, disponibilização de medicamentos, administração do Pronto Socorro Municipal, transporte de passageiros para tratamento e consultas e assinatura de convênio com a Santa Casa de Misericórdia, entre outras demandas.

Já o trabalho da Vigilância Sanitária teve continuidade com vistorias em estabelecimentos e o desenvolvimento de ações para o combate à dengue, zica e chikungunya, entre outras iniciativas em prol da saúde coletiva.