Saúde esclarece distorções quanto a investimentos

Não deixou de gastar R$ 6 mi

Saúde esclarece distorções quanto a investimentos Créditos pela imagem: Divulgação

A Secretaria da Saúde da Estância Turística de Avaré informa que, diferente do que foi publicado nos últimos dias por diferentes veículos, a pasta não deixou de gastar R$ 6 milhões no setor em 2017.

O assunto foi objeto de pedido de informações por um jornal local em 5 de Abril. Em resposta enviada ao veículo em 6 de Abril, por meio da Secretaria de Comunicação, informamos que o valor em questão (R$ 6 milhões) decorre de saldo remanescente de recursos destinados e não empenhados até Dezembro de 2016 pela Secretaria de Saúde do governo anterior.

Esclarecemos, que, naquele mesmo período (2013/2016), outros milhões de reais foram destinados para investimentos diversos nos serviços de saúde do município e não foram corretamente empenhados para futura liquidação.

Por decisão administrativa ou por confusão quanto ao centro financeiro a ser utilizado, muitas despesas contraídas no período foram pagas com recursos do tesouro municipal, quando deveriam ser liquidadas com verbas destinadas exclusivamente para aquela finalidade e provenientes de aporte externo.

O resultado é um saldo enorme de recursos que precisam ser corretamente enquadrados no momento em que as despesas são projetadas. Caso isso não ocorra, o município é obrigado a devolver o dinheiro para sua fonte de origem, o Ministério da Saúde.

Desde Janeiro de 2017 a Secretaria da Saúde vem fazendo uso desses recursos para investir na aquisição de veículos, compra de medicamentos e insumos para a rede municipal.

O pedido enviado para a Câmara recentemente é justamente para que esse saldo, de cerca de R$ 6 milhões, ainda remanescente, possa ser utilizado em favor da população que depende dos serviços municipais de saúde.

Lamentamos a forma como as informações erroneamente foram colocadas, invertendo a ordem dos fatos, prejudicando a imagem desta secretaria.