Avaré contra o coronavírus
RETROSPECTIVA

Saúde: 2022 é marcado pela inauguração do AME

Conquista de UTI, tomógrafo e novo serviço em cardiologia também são destaque


Saúde: 2022 é marcado pela inauguração do AME Créditos pela imagem: Divulgação

O ano que termina foi marcado pela inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Avaré e por outras ações que se converteram em benefício para a população.


O Pronto Socorro Municipal iniciou 2022 com a instalação de um tanque próprio de oxigênio medicinal, duplicando a capacidade da unidade para atender pacientes que precisam do suprimento.


É a primeira vez que a unidade tem um reservatório desse porte, informou na época a Secretaria Municipal de Saúde.


Já a carreta do Programa Mulheres de Peito fez mamografias gratuitamente no Parque de Exposições “Fernando Cruz Pimentel”.


A ação do Governo do Estado de São Paulo foi executada por meio de parceria com a Saúde.


AME

Inaugurado em março, o AME Vale do Jurumirim ajudou a escoar a demanda reprimida no município para diversos exames e procedimentos.


Muito aguardado pela população e pelo poder público, o equipamento estadual atende a 17 cidades da região.


Já a Santa Casa de Misericórdia de Avaré implantou neste ano o serviço de Hemodinâmica. A conquista é fruto de parceria com a Saúde.


A área da Cardiologia diagnostica e trata doenças do coração e dos vasos sanguíneos com o auxílio de catéteres.


Com isso, pacientes de Avaré e região não dependem mais de vagas em outros hospitais para se submeterem ao procedimento. A pasta busca agora credenciar o serviço junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).


Outra importante ação que contou com os esforços da Secretaria Municipal de Saúde foi a conquista de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a Santa Casa. A entidade filantrópica atua em convênio com o município.


Avaré é referência para 17 municípios da região. A necessidade de novos leitos para atender à demanda foi apresentada à Diretoria Regional de Saúde de Bauru (DRS VI), que atendeu ao pedido do município e do hospital.


Além disso, a Santa Casa de Misericórdia de Avaré recebeu um novo tomógrafo também por meio de gestões feitas pela Saúde junto à DRS VI.


Já o Ambulatório DST/AIDS de Avaré ganhou calçamento interno. A unidade funciona atualmente no prédio do posto do Bairro Ipiranga, com entrada pela lateral do imóvel.


Covid

A Secretaria Municipal da Saúde ampliou a vacinação contra a Covid-19 em 2022. Para alcançar os públicos aptos, a imunização foi disponibilizada em escolas municipais e locais como o Ginásio “Kim Negrão” e Largo São João.


A vacina permanece à disposição nas unidades de saúde. O esforço trouxe resultado: Avaré tem hoje 94,8% da população com o esquema vacinal iniciado.


Após 43 mil atendimentos, o Ambulatório de Síndrome Respiratória encerrou as atividades neste ano. A decisão da pasta foi tomada após a redução dos casos de Covid-19 em Avaré.


A demanda passou a ser atendida temporariamente no Posto Ipiranga, sendo definitivamente repassada às unidades de saúde em outubro.


Outras ações

A Saúde executou ainda as tradicionais campanhas de vacinação previstas no calendário e promoveu ações de conscientização sobre suicídio, câncer de mama e próstata em unidades e espaços públicos.


Paralelamente, a pasta deu continuidade a ações que fazem parte da rotina do setor. Isso inclui a contratação de médicos, aquisição de insumos, disponibilização de medicamentos, administração do Pronto Socorro Municipal e transporte de passageiros para tratamento e consultas, entre outras demandas.


Já o trabalho da Vigilância Sanitária teve continuidade com vistorias em estabelecimentos e o desenvolvimento de ações para o combate à dengue, zica e chikungunya, incluindo outras iniciativas em prol da saúde coletiva.

REDAÇÃO | SECOM

REDAÇÃO | SECOM

Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré

Newsletter


Assinar

Contato


Praça Juca Novaes, 1.169
Centro - CEP: 18705-900
Estância Turística de Avaré/SP
(14) 3711-2500

Atendimento


Faça uma solicitação de atendimento agora mesmo.
A Prefeitura está pronta para te ajudar.
Acessar