Saiba como funciona o Almoxarifado da Saúde

Setor é responsável pelo gerenciamento de todo medicamento adquirido pela Prefeitura de Avaré

Saiba como funciona o Almoxarifado da Saúde Créditos pela imagem: Divulgação

Os medicamentos que chegam ao Pronto Socorro Municipal, Centro de Saúde I, Farmácia 24 Horas e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) são distribuídos pelo Almoxarifado da Saúde.

O setor também é responsável pelo gerenciamento de remédios oriundos de demanda judicial e de materiais descartáveis que abastecem as unidades de saúde de Avaré, entre outras atribuições.

“Passa por aqui tudo que é comprado pela Prefeitura ou chega ao município por meio de programas estaduais”, explica a farmacêutica Thais de Oliveira Curto.

Os lotes são separados por ordem alfabética e acomodados em prateleiras ou sobre plataformas. Há ainda uma sala específica para medicamento controlado.

Sistema informatizado

Os pedidos dos departamentos chegam pelo Hórus, sistema de controle informatizado disponibilizado aos municípios pelo Ministério da Saúde.

Em seguida, o material solicitado é entregue por um veículo do Almoxarifado. “O resultado é a maior eficiência na distribuição de medicamentos aos departamentos do município e, consequentemente, à população”, explica a Secretaria Municipal da Saúde.