Retrospectiva: Município dá início à Política de Gestão Documental

Secretaria afirma que proposta vai resultar no melhor atendimento ao cidadão

Retrospectiva: Município dá início à Política de Gestão Documental Créditos pela imagem: Ilustrativa

Em 2019, a Secretaria Municipal de Administração, por meio do Departamento de Arquivo Público Municipal, deu início aos trabalhos para a implantação da Política Municipal de Gestão Documental.

A gestão documental ou gestão de documentos é definida como o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação, recolhimento ou preservação permanente.

Secretarias, setores e departamentos estão criando comissões para cuidar do assunto. A proposta, no entanto, é ir além do aspecto organizacional.

“A implementação da Política Municipal de Gestão Documental vai resultar no melhor atendimento ao cidadão, através da Lei de Acesso à Informação, passando pela preservação do patrimônio histórico da cidade, chegando até o melhor desempenho de todos os serviços públicos”, avalia a Secretaria Municipal de Administração.