RETROSPECTIVA

Retirada de amianto abandonado foi importante conquista em 2022

Meio Ambiente também promoveu a limpeza de córregos que cortam a zona urbana de Avaré

Retirada de amianto abandonado foi importante conquista em 2022 Créditos pela imagem: Divulgação

Numa vitória histórica para a saúde coletiva, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente conseguiu retirar aproximadamente 400 toneladas de amianto que haviam sido abandonadas em Avaré há 22 anos por uma empresa que encerrou as atividades nos anos 2000.

O resíduo da fibra que pode causar câncer estava em um imóvel às margens da SP-255 (Rodovia João Mellão).

A operação foi concluída em maio de 2022. “Além da remoção do material, foi feito o rescaldo no local e a lavagem do barracão para eliminar qualquer resíduo. Encerrou-se o caso amianto em Avaré. E com custo zero para os cofres públicos”, afirmou a pasta na ocasião.

O material foi encaminhado para o Centro de Gerenciamento de Resíduos de Guatapará (SP), órgão autorizado a receber esse tipo de produto.

Proibido no Brasil desde 2017, o amianto também é um risco para a natureza por se tratar de um poluente que não sofre degradação.

O trabalho contou com o apoio do Departamento Jurídico do Executivo, que conseguiu retomar a área da antiga Auco/Metal Arte, onde o material estava depositado, de secretarias municipais e da nova empresa que irá se instalar no espaço.

Limpeza de córregos

Outra importante ação de 2022 foi a limpeza de córregos que cortam a zona urbana de Avaré.

A iniciativa que integra o Programa Estadual Rios Vivos tem o objetivo de melhorar a vazão e ampliar a captação de águas pluviais, contribuindo para prevenir enchentes na região central.

Avaré foi contemplada após declarar Estado de Emergência em decorrência das fortes chuvas registradas em fevereiro deste ano.

Além dos córregos, galerias pluviais foram inspecionadas para a verificação de eventuais problemas estruturais.

Mais ações

O Meio Ambiente também deu continuidade em 2022 a programas de Educação Ambiental e executou projetos focados na arborização de espaços públicos de Avaré.

Entre outras conquistas, o município foi certificado no Programa Município Verde Azul (PMVA).

O desempenho dos 645 municípios paulistas é ranqueado de acordo com a pontuação. Avaré classificou-se em 91º lugar, obtendo nota 76,25.