NOTA

Recadastramento de servidores

Tem como único objetivo, a coleta de informações

Recadastramento de servidores Créditos pela imagem: Divulgação

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré informa que o recadastramento de servidores que está sendo realizado desde a última Segunda, 23 tem como único objetivo, a coleta de informações sobre quem são, quantos são e onde estão trabalhando os cerca de 2.800 funcionários efetivos e comissionados vinculados a folha salarial do município.

A proposta é a criação de um banco de dados atualizado sobre todas as informações ligadas ao servidor. Dados como cargo, função, jornada, escolaridade, dependentes, tempo de serviço e rendimentos estão sendo coletados e os documentos digitalizados.

Ao contrário do que se alardeia em aplicativos e sites de notícia, a atualização cadastral dos servidores não é um ato ilegal e direcionado a um determinado grupo de pessoas. O recadastramento vale para todos os servidores, independente da função exercida.

Secretários municipais, assessores diretos e indiretos também serão convocados. O comparecimento é obrigatório e trata-se de ato meramente administrativo.

A controladoria municipal esta encarregada de coordenar os trabalhos. A criação da controladoria local é uma obrigação da Prefeitura, amparada na Lei Orgânica do Município, na Constituição Estadual e na Constituição Federal.

Estados como Mato Grosso, São Paulo, Rondônia, entre outros, promovem periodicamente o recadastramento de seus servidores. Centenas de cidades como Avaré realizam a atualização anual de dados.

Segundo a comissão de recadastramento, os trabalhos devem se estender por até 6 meses. Os servidores estão sendo convocados por ordem alfabética e devem comparecer ao setor no dia e horário agendados previamente através de contato telefônico.

Os servidores recadastrados têm a opção de receber cópia integral digitalizada de todos os documentos apresentados a comissão, garantindo que os dados fornecidos serão mantidos exatamente como foram coletados. A comissão trabalha com total e absoluto sigilo das informações recebidas, não permitindo que sejam utilizadas para finalidade diversa.

Ao final da primeira etapa, as informações serão compartilhadas com o Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Avaré, atualizando sua base de dados.

Em visita ao gabinete do Prefeito Jô Silvestre, auditores do Tribunal de Contas puderam conhecer melhor a proposta de recadastramento e entenderam a ação como positiva e altamente recomendada por tornar a administração pública mais eficiente e transparente.