SUSTENTABILIDADE

Projeto do Meio Ambiente cria horta orgânica no Horto Florestal

Iniciativa conta com participação de alunos de curso ministrado pelo Senar

Projeto do Meio Ambiente cria horta orgânica no Horto Florestal Créditos pela imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente implantou uma horta orgânica no Horto Municipal. A iniciativa é uma parceria com o Sindicato Rural de Avaré e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio do Projeto Jovem Agricultor do Futuro.

Com verduras e ervas medicinais, o espaço é cultivado desde fevereiro com adubação orgânica por alunos do Senar.

O município disponibiliza o local para a horta e a produção da compostagem. Já as mudas e o adubo orgânico ficam por conta do parceiro.

Os produtos serão consumidos pelos próprios participantes do projeto. A proposta é desenvolver neles o senso de responsabilidade, além de habilidades técnicas.

O projeto atende aos critérios do Programa VerdeAzul, ciclo 2021. A iniciativa estadual tem o objetivo de estimular a elaboração e a execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável em todo o território paulista.

Riscos

O agrotóxico tem sido utilizado na agricultura de maneira inescrupulosa, afirma a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Inseticidas, herbicidas, vermífugos, fungicidas e acaricidas são alguns exemplos.

“A utilização indiscriminada de tais produtos causa, sem sombra de dúvidas, a degradação do meio ambiente, com efeitos irreversíveis, e provoca riscos à saúde dos indivíduos. Quando expostos a esse tipo de agente químico, o organismo humano e o meio ambiente apresentam consequências que podem surgir a curto, médio e longo prazo, dependendo da quantidade, do tipo e do tempo de exposição”, conclui o Meio Ambiente.