Projeto cria corredor verde em avenida da Vila Jardim

Iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente consiste no plantio de árvores apropriadas para a arborização urbana

Projeto cria corredor verde em avenida da Vila Jardim Créditos pela imagem: Divulgação

A Avenida “Vereador Paulo Fernando Lopes Ward”, situada na Vila Cidade Jardim, foi escolhida para receber o piloto de Floresta Urbana 2019 implantado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A iniciativa consiste no plantio de árvores apropriadas para a arborização urbana às margens da via, formando um corredor verde. O projeto faz parte da diretiva Arborização Urbana do Programa Município VerdeAzul, do qual a Estância Turística de Avaré faz parte.

Foram plantadas 34 árvores, 17 de cada lado. O espaçamento utilizado foi de 10 metros de distância entre cada muda, numa extensão de 200 metros de via.

O local foi escolhido por ser próximo ao Túnel “Milton Monti”, que dá acesso à zona sul da cidade, interligando o centro aos bairros Vila Rio Novo, Vila Jardim, Brabância, Di Fiori, Vila Operária, Dona Laura, Jardim Veneza, Vila Esperança, Condomínio Vale do Sol e Bairro dos Rochas, passagem com trânsito intenso de pedestres e veículos.

Benefícios

A arborização de vias públicas melhora o conforto térmico, eleva a umidade do ar, protege o asfalto do efeito de dilatação e contração devido às diferenças de temperatura, embeleza e valoriza o local, traz conforto psicológico e garante um corredor verde para aves e polinizadores.

No piloto de Floresta Urbana foram plantadas mudas nativas de porte médio das espécies Oiti, Pata de Vaca, Sibipiruna, Pau-Brasil, Ipê Branco e Ipê Amarelo.

O canteiro permeável ao entorno de cada muda foi feito no padrão Espaço Árvore, seguindo o que determina a Lei Municipal nº 2320/2019, que consiste em canteiros permeáveis com no mínimo 40% da largura da calçada, com o dobro de comprimento, preservando a acessibilidade.

O Espaço Árvore é destinado ao plantio de exemplares compatíveis com o crescimento do tronco e das raízes e tem como finalidade melhorar as condições do espaçamento adequado em sua base, permitindo o desenvolvimento em diâmetro, sem comprometer a infraestrutura do calçamento, promovendo o crescimento saudável e garantindo a integridade arbórea, ampliando a área de absorção de águas pluviais, diminuindo os riscos de alagamentos e enxurradas.