AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

Programa “Campo Seguro” facilita o atendimento da PM

Em propriedades rurais

Programa “Campo Seguro” facilita o atendimento da PM Créditos pela imagem: Divulgação

A Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Agricultura firmaram parceria para a execução do programa “Campo Seguro”. Trata-se de uma tecnologia inovadora de cadastramento geográfico dos imóveis rurais, a fim de favorecer diligências da PM em áreas rurais.

Cada propriedade recebe uma placa de identificação com numeração específica que, ao ser inserida ao GPS, mostra diretamente as coordenadas geográficas, fazendo com que a viatura policial consiga chegar com maior agilidade ao local e atender ao chamado do proprietário.

Para que este trabalho ocorra, toda a área rural será mapeada, e o banco de dados formado com georreferenciamento pontual da entrada principal da propriedade, nome do imóvel, nome do proprietário e telefone para contato. Após a catalogação dos dados cada proprietário receberá uma placa de identificação individual que deverá ser colocada na entrada da propriedade.

O município conta hoje com cerca de 900 propriedades rurais e aproximadamente 150 já estão cadastradas geograficamente no banco de dados da PM. Os dados de sítios e fazendas, bem como das estradas vicinais já incluídas no “Campo Seguro” estão sendo inseridas nos GPSs para que na primeira semana de abril, os dispositivos possam ser instalados nos veículos de patrulha agrícola.

A placa conta com uma numeração específica, com o nome da propriedade e um ponto de referência, os quais serão utilizados para acionar a Polícia Militar. Com tais dados, a PM conseguirá traçar no GPS a melhor rota para chegar ao local da ocorrência.

Entrega das placas

No dia 22, houve uma cerimônia na Câmara Municipal, onde se deu a entrega das placas aos produtores rurais já cadastrados e dois GPSs Automotivos à Polícia Militar, equipamentos doados pelo Sindicato Rural de Avaré para auxiliar no projeto.