AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

Programa autoriza município a adquirir alimentos de agricultores familiares

Cestas montadas com itens de produtores cadastrados são distribuídas a famílias em risco alimentar

Programa autoriza município a adquirir alimentos de agricultores familiares Créditos pela imagem: Divulgação

Produtores rurais que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) entregaram a segunda leva de produtos na quarta-feira, 25 de outubro.

Criado por lei federal, o PPA permite que o município adquira itens diretamente de agricultores familiares cadastrados junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

Os participantes contam com suporte da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para a adequação ao programa.

Os alimentos são separados em cestas de alimentos in natura com aproximadamente 9 quilos contendo repolho, beterraba, banana e cheiro verde. A disponibilidade de raízes, tubérculos, frutas, legumes e verduras pode variar de acordo o período.

As cestas são encaminhadas para a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), que por sua vez distribui os mantimentos a famílias em situação de risco alimentar mediante critérios técnicos.

“Além da importância social, o PPA garante a geração de renda para o pequeno produtor local”, ressalta a Secretaria Municipal de Agricultura.

Quatro produtores de Avaré e outros quatro agricultores familiares de Arandu participam do PPA atualmente em vigor.

A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura da Estância Turística de Avaré e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional de Avaré.