Profissionais da Educação receberam treinamento

SAMU orientou ações em CEIs

Profissionais da Educação receberam treinamento Créditos pela imagem: Divulgação

Por meio de projeto elaborado pela equipe responsável pela Educação Infantil da Prefeitura de Avaré, com apoio da Secretaria da Educação e em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram realizados treinamentos de primeiros socorros no período de 21 de março a 25 de abril nos Centros de Educação Infantil (CEIs).

Toda quarta-feira o socorrista Adriano de Oliveira, diretor de Educação Continuada do SAMU, se reúne com os grupos para dar o treinamento, tirar dúvidas e orientá-los nos procedimentos necessários em situações de engasgos, convulsões, quedas, fraturas, queimaduras e sangramentos.

“Em busca de um melhor atendimento às nossas crianças, esse projeto se realiza anualmente e tem o objetivo de capacitar os auxiliares do Desenvolvimento Infantil (ADIs), monitores, inspetores de alunos, auxiliares de limpeza e cozinheiras dos CEIs a respeito da maneira adequada de agir em algumas situações que possam ocorrer no ambiente escolar”, expôs o técnico.

Para Oliveira, a maioria dos acidentes poderia ser evitado, porém quando ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. “O fundamental é saber que, em casos de emergência, é preciso manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico”, afirmou.

“Além disso, importante é certificar-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos e não esquecer que um atendimento de emergência malfeito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima. Nesse contexto, a equipe escolar, ao receber orientações de um profissional adequado e experiente, saberá como proceder diante de ocorrências em suas unidades”, concluiu o técnico do SAMU.