PROCON

Procon alerta sobre cobranças em telefonia celular

Os chamados Serviços de Valor Adicionado

Procon alerta sobre cobranças em telefonia celular Créditos pela imagem: Internet

Os chamados Serviços de Valor Adicionado são aplicativos que são cobrados na conta quando é pós-paga ou descontado de créditos, quando pré-pago. Acontece que, a cobrança só pode ocorrer se o consumidor contratar o serviço. Muitos desses serviços ainda são vendidos por meio de mensagens no celular (SMS).

A principal queixa dos consumidores são de cobranças em suas contas ou desconto de seus créditos sem terem contratado nenhum serviço ou mesmo contratado sem saber o custo deste. Além disso, quando tentam cancelar, encontram dificuldades.

Sempre que o consumidor receber uma mensagem oferecendo algum serviço, deve procurar saber as condições da oferta, como preço, duração e formas de cancelamento. O Procon Municipal de Avaré orienta aos consumidores para sempre acompanharem a conta do seu celular, que é obrigação das operadoras fornecerem de maneira facilitada e detalhada, para todos os tipos de contrato.

A Fundação Procon SP disponibiliza um canal exclusivo para o registro de reclamações de consumidores do Estado de São Paulo, basta acessar o link: http://sistemas.procon.sp.gov.br/formularios/index.phpr=survey/index/sid/479338/newtest/Y/lang/pt-BR#

Os cidadãos do município, que estiverem passando por isso, podem procurar o Procon Municipal, situado na Rua Mato Grosso, nº 1650.