NOTA

Prefeitura esclarece sobre posicionamento enviado ao jornal

Entenda o caso

Prefeitura esclarece sobre posicionamento enviado ao jornal

Na última quinta-feira, 11, em resposta ao questionamento feito pelo Jornal A Voz do Vale sobre o “vazamento de esgoto no lago do Horto Florestal”, a Secretaria do Meio Ambiente por meio da Secretaria da Comunicação, informou que apuraria a denúncia feita pelo vereador Carlos Aberto Stati, na palavra livre do dia 8.

Alguns veículos de comunicação local informaram que a Secretaria do Meio Ambiente de Avaré acusou o vereador de prevaricar. A Prefeitura da Estância Turística de Avaré informa que, em momento algum, acusou o vereador Carlos Aberto Stati de ter cometido o crime de prevaricação, afirmação que jamais foi divulgada.

Na reposta enviada no dia 11 ao Jornal A Voz do Vale, reforçamos  que se, eventualmente, o vereador teve conhecimento de situação parecida no passado, deveria, por dever de ofício, ter comunicado os órgãos competentes como a Cetesb ou o próprio Ministério Público, sob pena de prevaricação. Finalizamos a explicativa, com a afirmação de que “não se tem conhecimento de que tenha agido nesse sentido”.

Lamentavelmente, houve uma interpretação distorcida da resposta enviada. Como já pontuado, a Secretaria do Meio Ambiente narrou que, em outros tempos, caso o vereador tivesse tido  conhecimento de algum vazamento de esgoto no lago do horto florestal, este teria levado ao conhecimento das autoridades, caso contrário teria prevaricado. Por fim, ressaltamos que “não se tem conhecimento de que o vereador  tenha agido nesse sentido (denunciado qualquer ocorrência)”.   Em outras palavras, o vereador não denunciou porque, obviamente, não tinha conhecimento de outro episódio do tipo, tratando-se, tão somente, de fato isolado a atual apuração.

Em tempo, a Secretaria do Meio Ambiente informa que  promoveu uma vistoria no local e não encontrou despejo direto de esgoto no lago do horto. Contudo, um Posto de Visitação da Sabesp localizado nas imediações apresentava danos. A Sabesp foi comunicada e imediatamente fez o reparo no dispositivo.

A Prefeitura de Avaré lamenta que, por motivos alheios ao interesse de informar, uma simples resposta enviada a um veículo de imprensa tenha causado tanta “desinformação”.