RETROSPECTIVA

Prefeitura deu suporte para instalação de novos empreendimentos

Gerando 500 empregos diretos e indiretos, Tenda Atacado contou com apoio do município

Prefeitura deu suporte para instalação de novos empreendimentos Créditos pela imagem: Divulgação

Um importante empreendimento abriu as portas este ano em Avaré. O Tenda Atacado inaugurou sua loja em setembro.

A unidade gera 250 empregos diretos, além de outros 250 indiretos. Anunciado em fevereiro, o empreendimento contou com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Avaré.

O investimento da empresa na obra localizada na Avenida “Prefeito Paulo Novaes” foi de R$ 50 milhões.

Além do suporte do município desde a aprovação do projeto, a Secretaria de Indústria e Comércio auxiliou a rede durante o processo seletivo por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e do Centro de Atendimento ao Trabalho e Empreendedor (CATE).

Outra importante empresa a iniciar as atividades em 2022 foi a Raiar Orgânicos, uma das maiores produtora de ovos orgânicos do Brasil.

Embora já estivesse em atividade, a granja inaugurou formalmente os trabalhos em maio. São centenas de empregos diretos e indiretos. A empresa também contou com o apoio da Prefeitura de Avaré.

Mais ações

A Secretaria de Indústria e Comércio manteve ainda a preocupação de garantir a qualificação dos trabalhadores de Avaré.

Diversas capacitações, palestras e visitas técnicas foram feitas em parceria com SEBRAE e SENAI, entre outras entidades.

Parte da mão de obra foi absorvida por empresas como a Lunelli, do ramo têxtil, parceira do município em iniciativas de qualificação.

Já o CATE e o PAT mantiveram durante 2022 o trabalho de gerenciar e informar as vagas de empregos disponíveis na cidade.

Outras ações

Em março, Avaré foi palco da 5ª reunião do Programa de Articulação Regional de Políticas Públicas. O objetivo do evento promovido pelo SEBRAE e FGV Projetos -Fundação Getúlio Vargas foi estimular a economia e o empreendedorismo na região.

O município recebeu ainda o selo do Prêmio SEBRAE – Prefeito Empreendedor, que destaca administradores que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios.

Paralelamente, a pasta vem trabalhando em projetos para o fomento do comércio e da indústria. Outra linha de ação é a concessão de terrenos para novos empreendimentos.

Em setembro, o município formalizou a concessão de área para a instalação de uma empresa de cosmético no distrito industrial do Bairro Camargo.

A Associação Beneficente Oncológica Voluntários de Avaré (ABOVA) também foi beneficiada com a doação de um terreno em 2022. Outras ações semelhantes permanecem em desenvolvimento.