Prefeitura de Avaré promove limpeza no Ribeirão Lajeado

Objetivo é ampliar captação de água da chuva e diminuir enchentes

Prefeitura de Avaré promove limpeza no Ribeirão Lajeado Créditos pela imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está promovendo a limpeza do Ribeirão Lajeado, que corta a cidade.

O objetivo é melhor a vazão e ampliar a captação de águas pluviais, contribuindo para diminuir as enchentes.

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré declarou Estado de Emergência após as fortes chuvas registradas no início de fevereiro.

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Transporte e Serviços, que disponibilizou o maquinário necessário para a execução do empreendimento.

Os trabalhos consistem na revitalização da calha, desassoreamento, retirada lixo e outros materiais que obstruem a passagem da água da chuva.

A ação teve início na parte mais baixa do rio e segue para a área mais alta. No momento, os trabalhos estão concentrados na parte superior da Rua Fernando de Moraes, que é cortada pelo Lajeado.

Etapas

A próxima etapa é o desassoreamento na altura da Rua Major Vitoriano até a Rua São Paulo, bem como entre a São Paulo e a Santa Catariana, na região central da cidade.

O Meio Ambiente informou ainda que outros ribeirões que cortam o município também vão passar por limpeza nas fases seguintes.

Muro de arrimo

A intervenção incluiu a recuperação de uma encosta na Rua Flamboyant. A lateral do córrego havia desmoronado em função do volume de chuva.

A correção consistiu na reparação do muro que arrimo construído em 2015 em Área de Preservação Permanente (APP) que desviou o curso das águas, causando posteriormente o desmoronamento da estrutura.