Prefeitura de Avaré inaugura obras de infraestrutura, saúde e educação

Solenidade contou com presença dos ministros Marcos Pontes e Milton Ribeiro

Prefeitura de Avaré inaugura obras de infraestrutura, saúde e educação Créditos pela imagem: Divulgação

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré inaugurou diversas obras ligadas à infraestrutura, saúde e educação no último final de semana. Alguns dos empreendimentos já estavam sendo utilizados pela população.

A programação teve início na sexta-feira, 11, com a inauguração da pavimentação da Avenida Vereador Paulo Fernando Lopes Ward.

Com acesso pelo Túnel Milton Monti, a obra liga a Vila Cidade Jardim à Vila Martins, promovendo a integração regional e facilitando o acesso ao centro de Avaré.

O Mercado Municipal também teve sua revitalização inaugurada. O prédio histórico inaugurado em 1908 ganhou acessibilidade, novos sanitários e obteve o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que atesta a conformidade com as regras de segurança e prevenção a incêndio, entre outras melhorias estruturais.

Outra grande obra inaugurada foi a Escola Municipal Professora Maria Pierina Domiciano Silvestre, localizada no Bairro Alto, erguida em convênio com o Governo Federal.

Além do chefe do Executivo e lideranças locais e regionais, o evento contou com a participação dos ministros Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações) e Milton Ribeiro (Educação), que discursaram durante o evento.

Com área total de quase 3 mil metros quadrados e capacidade para 700 alunos, a nova unidade escolar conta com os mais modernos ambientes pedagógicos, além de quadra poliesportiva.

A escola homenageia a educadora avareense que faleceu em 2020. Maria Pierina atuou em funções como diretora e coordenadora, mas sempre se classificou como professora, tendo dedicado toda sua vida à educação.

Posteriormente, a infraestrutura da Estância Turística de Avaré foi contemplada com a inauguração da pavimentação do trecho 1 e 2 no bairro Terras de São José.

A melhoria faz parte dos investimentos que o município vem fazendo na infraestrutura do bairro, que não contava com asfalto.

Já a entrega da Centro de Educação Infantil Professora Martha Cardozo Righi, situada no Jardim Dona Laura, encerrou a programação do dia. A homenagem faz referência à educadora que atuou por mais de 50 anos na educação avareense.

Além de lecionar matemática em escolas da cidade, a avareense falecida em 2018 foi uma das fundadoras da Casa da Criança Santa Elizabeth.

Mais inaugurações

As inaugurações tiveram continuidade no sábado, 12, com a entrega da reforma do posto de Saúde do Jardim Brasil. A unidade ganhou acessibilidade e teve seus ambientes revitalizados.

Em seguida foi a vez dos sanitários do Camping Municipal e do calçadão da orla do Balneário Costa Azul, às margens da Represa Jurumirim, principal cartão-postal da Estância Turística de Avaré.

As obras são fruto de convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

Pavimentação

A solenidade foi encerrada com a inauguração da pavimentação da vicinal Dr. Munir Abbud (AVRs 040/169).

A obra é resultado de parceria entre a Prefeitura de Avaré e a Fazenda dos Milagros. São sete quilômetros de asfalto.

O objetivo é facilitar o acesso a imóveis rurais e ampliar o escoamento da produção agrícola, promovendo a integração e o desenvolvimento da região.