Prefeitura de Avaré inaugura nova Casa Abrigo

Espaço acolhe crianças e adolescentes vítimas de abandono, negligência ou violência

Prefeitura de Avaré inaugura nova Casa Abrigo Créditos pela imagem: Divulgação

A nova sede do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes foi inaugurada na segunda-feira, 15 de maio, pela Prefeitura da Estância Turística de Avaré.

A Casa de Acolhimento Municipal substitui a Casa Transitória (meninas e meninos menores de 7 anos) e a Casa Abrigo Masculina, permitindo o convívio social nas áreas de uso coletivo.

O empreendimento é uma parceria entre Prefeitura de Avaré e Poder Judiciário.

A inauguração contou com de representantes do Executivo, do Fundo Social de Solidariedade, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), da Procuradoria Municipal, do Judiciário e do Ministério Público, bem como de vereadores e convidados.

“Avaré dá um passo à frente no trabalho de acolhimento de nossas crianças”, afirmou o Executivo.

O prédio conta com dormitório masculino e feminino, sanitários acessíveis, salas de administração e coordenação, ambientes de estudo, refeitório, pátio e áreas de recreação, entre outros ambientes.

Medidas protetivas
O novo equipamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) acolhe crianças e adolescentes do município vítimas de violação de direitos que configurem abandono, negligência ou violência.

As medidas protetivas são geradas por determinação judicial. O objetivo do Serviço de Acolhimento Institucional é viabilizar, no menor tempo possível, o retorno seguro ao convívio familiar, prioritariamente na família de origem e, excepcionalmente, em família substituta.