RETROSPECTIVA

Prefeitura de Avaré inaugura importantes obras em 2022

Turismo, infraestrutura e educação foram alguns dos setores beneficiados

Prefeitura de Avaré inaugura importantes obras em 2022 Créditos pela imagem: Divulgação

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré finalizou importantes obras de infraestrutura, saúde, educação e turismo em 2022.

O ano foi encerrado com a inauguração da Arena de Eventos durante a 52ª Exposição Municipal Agropecuária e Industrial de Avaré (Emapa).

Com capacidade para 40 mil pessoas, o espaço localizado no Parque de Exposições “Fernando Cruz Pimentel” é um dos maiores da América Latina.

Além de receber a tradicional feira avareense, a arena será utilizada para incrementar o turismo de eventos da estância turística.

O empreendimento foi viabilizado com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR).

As inaugurações, contudo, começaram em fevereiro. A primeira leva contou com a entrega da pavimentação da Avenida “Vereador Paulo Fernando Lopes Ward”.

Com acesso pelo Túnel “Milton Monti”, a via que liga a Vila Cidade Jardim à Vila Martins garantiu a integração da região e facilitou o acesso ao centro da cidade.

O Mercado Municipal também teve sua revitalização inaugurada na ocasião. O prédio histórico de 1908 ganhou acessibilidade e novos sanitários, entre outras melhorias.

Outra grande obra finalizada foi a Escola Municipal “Professora Maria Pierina Domiciano Silvestre”, localizada no Bairro Alto.

Com área total de quase 3 mil metros quadrados e capacidade para 700 alunos, a nova unidade escolar iniciou as atividades em agosto.

O Centro de Educação Infantil “Professora Martha Cardozo Righi”, situada no Jardim Dona Laura, também já foi inaugurado e deve entrar em atividade em breve. Outra unidade com o mesmo porte está em construção no Jardim Paraíso.

O início de 2022 foi marcado ainda pela inauguração dos sanitários do Camping Municipal e do calçadão da orla do Balneário Costa Azul, às margens da Represa Jurumirim, principal cartão-postal da Estância Turística de Avaré.

Outro importante empreendimento entregue na época foi a pavimentação da vicinal “Dr. Munir Abbud” (AVRs 040/169).

A obra é resultado de parceria entre a Prefeitura de Avaré e a Fazenda dos Milagros. São sete quilômetros de asfalto que promoveram a integração na zona rural, ampliando o acesso e facilitando o escoamento da produção agrícola.

A Prefeitura de Avaré também pavimentou importantes vias em 2022. Entre elas a Avenida “Doutor Antonio Sylvio da Cunha Bueno”, que interliga a Avenida Anápolis e a Rodovia João Mellão (SP-255) aos bairros Brabância, Di Fiori e adjacências, passando pelo Lago Bertha Bannwart.

Outra via a passar por intervenção foi a Avenida “Donguinha Mercadante”, cujo último trecho de terra recebeu asfaltamento.

Ligada à Rodovia João Mellão (SP-255), a via localizada no Jardim Paineiras é um importante polo industrial e comercial, além de ter importante papel na integração da região.

Totalizando pouco mais de mil metros de extensão, a pavimentação da Avenida “Domingos Leon Cruz” foi outra obra de destaque em 2022.

O empreendimento contemplou o recapeamento de trechos asfaltados em etapas anteriores, além da construção de calçadas.

Iniciado em 2020, o empreendimento foi temporariamente suspenso devido à demanda judicial envolvendo a rede elétrica.

Posteriormente, o município obteve o aval da Justiça para finalizar o trecho que constava no projeto.

A segunda faixa da Avenida “Getúlio Vargas”, que conecta a Vila Jardim ao Jardim Dona Laura, também foi contemplada pela melhoria.

Outra pavimentação concluída foi a da Rua Milão, no Jardim Europa II. Sede de diversos empreendimentos comerciais, a via tem uma localização estratégica por se tratar de uma marginal da Rodovia João Mellão (SP-255).

Uma das vias mais extensas da cidade, a Rua Mato Grosso teve seu último trecho de terra pavimentado este ano. A importante rua corta o centro da cidade e liga as zonas leste e oeste

Paralelamente, o município executou mais uma etapa da pavimentação no Loteamento Terras de São José.

A localidade vem ganhando infraestrutura ano a ano graças aos investimentos do município.

Outras obras
Além disso, ruas de diversos bairros foram recapeadas em 2022. Esse é o caso do Camargo e Brabância.

A Avenida “Joselyr de Moura Bastos”, importante acesso à cidade para quem trafega pela Rodovia João Mellão (SP-255), também foi recapeada.

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré concluiu 2022 com o recapeamento da Avenida “Professor Celso Ferreira da Silva”, que liga o centro da cidade ao Jardim Europa e adjacências.

O município também instalou dois modernos pontos de ônibus na Avenida “Major Rangel” e construiu rampas de acessibilidade na região central da cidade. Outras 700 estão previstas para os próximos anos.

As obras continuam com a construção do novo prédio que vai receber o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, conhecido popularmente como Casa Abrigo. O investimento no equipamento social supera R$ 3 milhões.

Já o posto de saúde do Jardim Brasil foi reformado. A unidade ganhou acessibilidade e teve seus ambientes revitalizados.

O setor, aliás, foi incrementado com a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Avaré.

Além da cidade-sede, o equipamento estadual atende a outras 16 cidades da região. O início das atividades do AME contribuiu para desafogar a demanda em diversas especialidades e procedimentos.

Manutenção
Por meio da Secretaria Municipal de Serviços, a Prefeitura manteve em 2022 um cronograma permanente de manutenção da infraestrutura urbana e rural de Avaré.

Os trabalhos incluem a execução da Operação Tapa-buracos, a limpeza de locais públicos, capina de áreas verdes e manutenção de estradas rurais, entre outras ações.