Prefeitura de Avaré amplia atendimentos em Educação Especial

Resultado positivo é fruto de investimentos do município em equipe e formação de profissionais

Prefeitura de Avaré amplia atendimentos em Educação Especial Créditos pela imagem: Ilustrativa

O Centro Pedagógico e Administrativo da Educação Especial (CPAEE) passou de 50 para 80 atendimentos semanais.

A ampliação é resultado dos investimentos que a Prefeitura da Estância Turística de Avaré vem fazendo na Educação Especial do município.

Ligado à Secretaria Municipal de Educação, o CPAEE executa ações para a inclusão de crianças com deficiência na Rede Municipal de Ensino.

São encaminhados para o órgão estudantes de escolas municipais que enfrentam dificuldades de aprendizagem decorrentes de transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, entre outros diagnósticos.

As crianças provenientes de encaminhamentos ou de triagens feitas pela equipe em unidades escolares são acompanhadas por psicopedagoga, psicóloga, fonoaudióloga e assistente social.

Dependendo do caso, o aluno é encaminhado para especialidades médicas na Rede Municipal de Saúde. A família já sai do CPAEE com a data do agendamento nestes casos.

Equipe

O aumento no número de atendimentos tem relação com a contratação de novos profissionais. Um psicólogo escolar e mais uma psicóloga iniciaram os trabalhos no CPAEE em julho.

A equipe ainda será incrementada com mais uma fonoaudióloga, dois psicólogos escolares e uma psicopedagoga que foram convocados recentemente pela Secretaria Municipal de Educação, o que irá ampliar ainda mais os atendimentos.

Formação

Paralelamente, o CPAEE tem como foco a formação continuada para garantir a prestação de um serviço de qualidade.

Para tanto, a equipe participou de visita técnica ao Centro de Inclusão de Ourinhos e esteve no Fórum de Educação Inclusiva que contou com a participação de representantes do Governo do Estado de São Paulo e de entidades ligadas ao tema.

O CPAEE também promoveu reuniões com docentes da Rede Municipal de Ensino e ministrou formação a professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais que atuam com suporte emergencial.

Mais inclusão

O CPAEE oferece ainda formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Há mais de 140 profissionais matriculados, entre eles professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, agentes administrativos, policiais, enfermeiros, pais de alunos, estudantes, psicólogos e diretores de escola.

Além da formação básica em ensino de Libras, há uma turma formada por professores, profissionais do suporte emergencial e docentes do AEE que fazem o curso de “Práticas Pedagógicas de Alfabetização e Letramento para Crianças Surdas”.