AVARÉ CONTRA O CORONAVÍRUS

Prédio municipal acolhe pessoas em situação de rua durante pandemia

Iniciativa da Secretaria de Assistência Social dá suporte para que acolhidos pratiquem isolamento social

Prédio municipal acolhe pessoas em situação de rua durante pandemia Créditos pela imagem: Divulgação

O Centro Social Urbano (CSU) “Dr. Públio Pimentel” está acolhendo pessoas em situação de rua. O Serviço Emergencial é uma das ações que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) vem desenvolvendo durante a pandemia do coronavírus.

Diante do risco de contaminação e do aumento dos casos no município, o imóvel localizado no Plimec oferece alimentação, higiene e pouso, além de biblioteca, sala com TV e espaço aberto com vegetação para que o acolhido possa praticar isolamento social.

Um curso básico de panificação também será disponibilizado para que o usuário possa contar com diferentes ferramentas para a reinserção social, informa a SEMADS.

O trabalho é uma parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que cedeu o prédio diante da interrupção das atividades esportivas desenvolvidas no complexo.

Adesão voluntária

A pasta promove abordagens sistemáticas com o objetivo de informar sobre medidas de higienização, necessidade de isolamento social e direcionamento aos serviços públicos em caso de sintomas ou suspeita de contaminação por Covid-19.

A adesão, contudo, esbarra numa questão legal e ética. “É preciso que a pessoa queira sair da situação de rua. Embora a ruptura familiar, o alcoolismo, a drogadição e a violência doméstica contribuam para esse quadro, há situações em que há o desejo de não seguir regras sociais. Também é comum que os usuários apresentem transtornos psiquiátricos devido ao uso excessivo de drogas e álcool”, explica a secretária Adriana Moreira Gomes.

Serviços permanentes

Além do Serviço Emergencial, o município mantém a Casa de Passagem, equipamento público destinado a trecheiros onde é oferecido banho, alimentação, pouso, lavagem de roupa e orientações sobre documentação e serviços públicos.

Já o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) faz o trabalho de abordagem social, orientação e oferta de serviços de acolhimento, mapeamento e encaminhamento de casos ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O CREAS, por sua vez, desenvolve estudos dos casos com núcleos familiares rompidos, promove o contato com familiares e oferta serviços e programas da Assistência Social.

Apoio da sociedade

Avaré encontra-se hoje bem estruturada em relação às ofertas dos serviços, com equipe técnica organizada e oferta de diferentes propostas para reinserção, avalia a gestora.

“No entanto, um trabalho efetivo se faz com a ajuda de todos. Portanto, pedimos que a população não dê dinheiro. A erradicação dessa prática e o conhecimento sobre as políticas públicas de Assistência Social existentes colaboram efetivamente para a adesão aos serviços”, orienta a secretária.