INCLUSÃO

“Praia Acessível” oferece lazer a pessoas com deficiência

Além da segurança

“Praia Acessível” oferece lazer a pessoas com deficiência Créditos pela imagem: Divulgação

Em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, a Secretaria do Direito das Pessoas com Deficiência está disponibilizando cadeiras anfíbias para pessoas com deficiência física, idosos e pessoas com mobilidade reduzida que queiram se banhar nas águas da Represa Jurumirim, no Camping de Avaré. A iniciativa faz parte do Projeto “Praia Acessível”, do Governo do Estado, que cedeu os equipamentos ao município.

O empréstimo dos equipamentos adaptados é gratuito aos interessados, o que já acontece desde 2013. “O serviço é aberto tanto para munícipes quanto para turistas. O Praia Acessível dá a oportunidade para todos se banharem nas águas do Paranapanema. O importante é que essa parceria torna a inclusão uma realidade”, explicam os técnicos do setor.

As cadeiras anfíbias são cadeiras de roda equipadas com pneus especiais, mais largos e adaptados à areia, as quais foram desenvolvidas para boiar na água. Por isso, não afundam e são mais fáceis de manejar. Por serem mais altas, também permitem que o usuário entre na represa em uma profundidade segura. Os equipamentos permitem maior facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis. Os usuários também contam com guarda-sol e cintos de segurança.

A retirada das cadeiras pode ser feita no Camping Municipal, das 10h às 16h. Para isso é necessário assinar um termo de responsabilidade. Outras informações são obtidas pelo telefone (14) 3732–8844.