Avaré contra o coronavírus
SOCIAL

Pessoas em situação de rua são foco de ações da Assistência Social

Objetivo é oferecer serviços disponíveis no município durante inverno e pandemia


Pessoas em situação de rua são foco de ações da Assistência Social Créditos pela imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da Casa de Passagem, tem realizado ações para garantir os direitos de pessoas em situação de rua durante o inverno, bem como diante da pandemia do novo coronavírus.

O CREAS, por meio do Serviço de Abordagem Social (SEAS), promove busca ativa todos os dias da semana das 8 às 20 horas.

Após esse horário, a pasta conta com a parceria do Corpo dos Bombeiros em casos de baixas temperaturas ou de pessoas com problemas de saúde.

Durante a abordagem são oferecidos ao público-alvo os serviços disponíveis no município, como o acolhimento na Casa de Passagem ou passagem intermunicipal para quem deseja seguir para a cidade de origem.

“O atendimento do CREAS a pessoas em situação de rua promove o estreitamento de vínculos familiares, viabiliza a emissão de documentos pessoais, assegura o atendimento em saúde e o encaminhamento para tratamento de dependência quando for esse o desejo”, explica a SEMADS.

A Casa de Passagem, por sua vez, oferta o serviço de acolhimento provisório a pessoas encaminhadas pelo CREAS, SEAS ou por demanda espontânea.

O espaço oferece acomodação, banho, cinco alimentações diárias, kit de higiene, roupas e atendimento psicossocial. Todos os serviços elencados dependem de aceitação, ressalta a SEMADS.

Vacinação contra a Covid

Os trabalhos seguem todos os protocolos sanitários. Durante o mês de julho, uma ação articulada com a Secretaria Municipal de Saúde vacinou pessoas em situação de rua contra a Covid-19.

“Para o resgate da cidadania e da dignidade no processo de saída das ruas, o poder público e a sociedade civil precisam unir forças, encaminhando essas pessoas para os serviços especializados”, enfatiza a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O CREAS e o SEAS ficam na Rua Rio de Janeiro, nº 1032. Contato pelos telefones (14) 3732-6012 e (14) 9 8204-1266.

Já a Casa de Passagem está localizada no Largo Santa Cruz, nº 41. Informações pelo (14) 3731-1595.

REDAÇÃO | SECOM

REDAÇÃO | SECOM

Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré

Dengue

Newsletter


Assinar

Contato


Praça Juca Novaes, 1.169
Centro - CEP: 18705-900
Estância Turística de Avaré/SP
(14) 3711-2500

Atendimento


Faça uma solicitação de atendimento agora mesmo.
A Prefeitura está pronta para te ajudar.
Acessar