INCLUSÃO

Pessoas com deficiência são protagonistas em desfile

Modelos se apresentaram com roupas adaptadas na última terça, 19, no Centro Cultural

Pessoas com deficiência são protagonistas em desfile Créditos pela imagem: Divulgação

Vinte e nove modelos subiram ao palco do Moda Eficiente, desfile adaptado para pessoas com deficiência que aconteceu na terça-feira, 19, no Centro Cultural “Esther Pires Novaes”.

Os participantes representaram vários tipos de limitações: intelectual, física, visual, auditiva, síndrome de Down e autismo, entre outras, mostrando ao público que é possível superar todas as barreiras e preconceitos.

Organizado pela Prefeitura da Estância Turística de Avaré, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMDPD), o evento que está em sua sexta edição contou com o apoio das indústrias têxteis e de lojistas da cidade, que confeccionaram roupas sob medida para os modelos, entre elas a Aria Moda Inclusiva.

Etiquetas em braile e aberturas laterais e aumentadas para facilitar a colocação da vestimenta foram algumas das adaptações apresentadas ao público.

A SMDPD afirma que a edição foi sucesso de público. “Além de colocar essas pessoas como protagonistas, o objetivo do evento é fazer com a que a sociedade lance um novo olhar sobre esse tema tão relevante. Há muitas pessoas com deficiência e elas são quase um quarto da população brasileira”, afirma a organização.

O desfile foi finalizado com uma confraternização e sorteio de brindes, dentre os quais um curso integral na Uninter, cuja ganhadora foi Cristiele Fernanda Ribeiro.