INCLUSÃO

Pessoas com deficiência ganham protagonismo em 2019

Ações do município ampliaram participação dessa parcela da população na sociedade avareense

Pessoas com deficiência ganham protagonismo em 2019 Créditos pela imagem: Divulgação

Pela primeira vez, pessoas com deficiência visual, física, intelectual e auditiva participaram ativamente do Desfile Cívico que celebrou o aniversário da Estância Turística de Avaré.

Além disso, a cidade passou a contar com o Coral Municipal de Libras, que já se apresentou em diversos eventos. Já o Moda Eficiente, desfile adaptado para pessoas com deficiência, contou com a participação da indústria local e do comércio.

Essas são algumas das ações de 2019 comemoradas pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMDPD).

A pasta também investiu na capacitação de servidores municipais para o atendimento à pessoa com deficiência. Mais de 400 profissionais receberam o treinamento.

Outro destaque foi a Oficina de Libras, projeto inédito no município que já formou mais de 100 alunos. Comunidade, servidores e funcionários da Santa Casa de Misericórdia passaram pela capacitação.

A SMDPD também ressalta a realização de eventos como o Simpósio Multidisciplinar sobre Autismo, A Comunidade e a Pessoa com Deficiência e o Simpósio Multidisciplinar sobre Surdez, entre outras ações e serviços promovidos pela pasta.