Pesquisa vai mapear iniciativas de Economia Criativa na Cuesta Paulista

Levantamento regional incluiu produção cultural, arte, moda e conteúdo audiovisual, entre outras áreas

Pesquisa vai mapear iniciativas de Economia Criativa na Cuesta Paulista Créditos pela imagem: Ilustrativa

Mapear, compreender as potencialidades, identificar oportunidades e fomentar o trabalho de artistas, produtores e empreendedores da Cuesta Paulista.

Essa é a proposta do Mapeamento da Economia Criativa – Cuesta Paulista, que acontece entre 4 e 21 de abril.

O estudo também tem o objetivo de fundamentar um Plano de Desenvolvimento e Fortalecimento Econômico Regional. Prefeituras da região, Sebrae e o Pólo Cuesta são apoiadores da iniciativa.

A pesquisa será aplicada em Anhembi, Areiópolis, Avaré, Barra Bonita, Bauru, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Lençóis Paulista, Pardinho, Paranapanema, Pratânia, São Manuel e Torre da Pedra, entre outros.

A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura da Estância Turística de Avaré, através da Secretaria Municipal da Cultura.

Por Economia Criativa entendem-se os trabalhos baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico, dentre eles: artesanato, folclore, serviços culturais em geral, museologia, produção cultural, patrimônio, serviços educacionais em arte e cultura, criação e produção musical, produção audiovisual, artes cênicas, produção editorial, artes visuais, arquitetura, design gráfico, publicidade, marketing e moda.

O Mapeamento da Economia Criativa – Cuesta Paulista é uma realização do Instituto Jatobás, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua no município de Pardinho desde 2005, promovendo ações para o desenvolvimento sustentável local e tendo a cultura e o empreendedorismo como eixos estratégicos de investimento.

Em 2020, o Instituto Jatobás deu início ao seu plano de expansão e, a partir da sua experiência e conhecimento do potencial da região, passará a atuar em prol do desenvolvimento socioeconômico de toda a Cuesta Paulista.

A pesquisa, que tem correalização da Giallo Marketing, Cultura, Atitude+, Instituto Locomotiva e o SEBRAE/SP, terá como instrumento um questionário e poderá ser respondido por pessoas físicas maiores de 18 anos e empresas, com fins lucrativos, localizadas nos municípios da Cuesta Paulista e atuantes nas seguintes atividades:

Expressões Culturais: artesanato, folclore.

Patrimônio e Artes: serviços culturais em geral, museologia, produção cultural, patrimônio material e imaterial, serviços educacionais em arte e cultura.

Música: criação e interpretação musical, gravação, edição, mixagem de som, serviços educacionais em música.

Artes Visuais: fotografia, escultura, pintura, ilustrações, grafitti, serviços educacionais em artes visuais.

Artes Cênicas: criação, atuação, produção, direção de espetáculos de teatro, circo, dança, serviços educacionais em artes cênicas.

Agente da cadeia produtiva - arte e cultura: iluminação, cenografia, montagem e desmontagem, acessibilidade, transporte especializado, salvaguarda de patrimônio material e imaterial, outros.

MÍDIA

Editorial: edição de livros, jornais, revistas, conteúdo digital.

Games: desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Audiovisual: criação, desenvolvimento de conteúdo, distribuição, programação e transmissão.

CONSUMO

Arquitetura: design e projetos (edificações, cenografia, expografia), planejamento e conservação, paisagismo.

Design: gráfico, multiídia e móveis.

Moda: desenho de roupas, acessórios e calçados, modelistas.

Publicidade e Marketing: atividades de publicidade, marketing, organização de eventos, pesquisa de mercado.

Os resultados do Mapeamento serão apresentados aos governos locais, parceiros e todos os que responderam a pesquisa, num evento com data e local a serem definidos.

O Instituto Jatobás oferecerá também aos participantes da pesquisa, dois cursos gratuitos de capacitação: um em Elaboração de Projetos e o outro em Comunicação e Marketing. Outras informações podem ser obtidas pelo site institutojatobas.org.br.