SUSTENTABILIDADE

Parceria cria horta orgânica em unidade de ensino infantil

Alimentos produzidos serão consumidos pelos alunos do CEI “Profª Nadime Chibani Marques”

Parceria cria horta orgânica em unidade de ensino infantil Créditos pela imagem: Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação firmaram parceria com o objetivo de estimular a produção de alimentos orgânicos na rede municipal de ensino.

A iniciativa, que cumpre a diretiva do Programa Município VerdeAzul, foi materializada por meio de uma horta que está sendo cultivada no Centro de Educação Infantil “Profª Nadime Chibani Marques”.

O Meio Ambiente forneceu mudas e adubo orgânico, este último oriundo da produção da compostagem feita no Horto Florestal de Avaré. Uma funcionária da unidade, por sua vez, faz a manutenção, a adubação orgânica e o plantio de mudas.

Os alimentos serão consumidos pelos 92 alunos do próprio CEI. Eles também vão auxiliar nos cuidados e produção, aprendendo princípios de Educação Ambiental e desenvolvendo o senso de responsabilidade.

Sustentabilidade

No processo de agricultura orgânica são aplicados conhecimentos ecológicos dentro de uma visão holística e de sustentabilidade. Não há utilização de adubo, agrotóxico, conservantes químicos ou organismos transgênicos.

Sem a emprego de defensivos químicos, a qualidade da água e dos alimentos é preservada, bem como o lençol freático, já que o manejo adequado garante a fertilidade do solo e promove a manutenção da biodiversidade.